Alta do Rio Doce pode causar inundação em Minas, segundo o Serviço Geológico do Brasil

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
07/02/2018 às 21:08.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:12
 (Divulgação Serviço Geológico do Brasil - CPRM )

(Divulgação Serviço Geológico do Brasil - CPRM )

O nível do rio Doce preocupa em diversos pontos e deve entrar em estado de inundação, principalmente no município de Tumiritinga, em Minas, segundo alerta divulgado nesta quarta (7) pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). 

No boletim do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do rio Doce (SAH Rio Doce), na cidade, o nível de alerta é 4,0 m. Na manhã desta quarta, já estava em 4,16, com previsão de subir em torno da cota 4,7 à noite, acima do nível de inundação que é de 4,5 m.

Com o acumulado de chuvas no Estado, o nível do Rio Doce atingiu a cota de inundação na madrugada de terça (6) no municípios de Governador Valadares. Lá, o rio está em 3,89 m, acima do nível de inundação de 3,60 e com tendência a subir  chegando a 4,20 m. 

"As previsões dos níveis do rio Doce indicam que, mesmo com a previsão de chuvas fracas, por causa dos temporais passados, o rio deve continuar subindo. Estamos monitorando para prever se a cheia poderá atingir outro ponto da bacia”, explicou o engenheiro Hidrólogo da CPRM Artur Matos, responsável pelo SAH Rio Doce.

Em Nova Era, Antônio Dias, Coronel Fabriciano, Timóteo, Ipatinga e Naque, a tendência do rio é de queda. 

Os dados de monitoramento e de previsão são fornecidos pelas estações automáticas de monitoramento operadas pela CPRM, de responsabilidade da Agência Nacional das Águas (ANA).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por