Alunos de escolas de BH têm até o fim do mês para escolher nome de gorilinha

Pedro Ferreira
pferreira@hojeemdia.com.br
25/06/2017 às 19:48.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:15
 (Herlandes Tinoco/PBH/Divulgação)

(Herlandes Tinoco/PBH/Divulgação)

Ninguém sabe ainda se é “menino” ou “menina”, mas o nome do filhote de gorila que nasceu em maio deste ano no Zoológico de Belo Horizonte já está sendo escolhido por alunos das escolas municipais da capital.

Desde que deu à luz ao caçula, ou à caçula, a gorila Imbi mantém sua cria o tempo todo muito junto ao seu corpo, numa demonstração de mais puro e verdadeiro amor, o que dificulta saber se o gorilinha é macho ou fêmea.

Por isso, cada escola fará uma sugestão para cada gênero. A votação vai até o fim deste mês. O recém-nascido é o segundo filhote de Imbi com o gorila Leon, que chegaram a BH em 2011 e 2013, respectivamente.

O bebê gorila é o terceiro da espécie a nascer na América do Sul. Para ajudar a escolher o nome dele, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) recorreu aos alunos das escolas municipais, Umeis e creches parceiras para que as crianças façam a escolha do nome.

Cada unidade terá oportunidade de indicar dois nomes. Posteriormente, as sugestões serão levadas para votação popular em toda BH.

A escolha será feita por alunos da pré-escola (4 e 5 anos), do ensino fundamental (1º ao 9º anos) e da Educação de Jovens e Adultos.

“A ideia é que cada turma faça uma discussão em sala de aula e apresente uma sugestão de nome. Em seguida, a direção vai recolher os nomes sugeridos por cada turma e definir a sugestão que vai representar a escola”, informou a PBH.

As unidades de ensino receberam cartazes da votação e um total de 10 mil cédulas para as sugestões. As turmas vão fazer um trabalho de pesquisa e as opções devem estar relacionadas à cultura brasileira, com a origem da espécie ou que tenham algum aspecto interessante em sua origem. Os alunos devem evitar nomes muito comuns.

As escolhas das escolas serão encaminhadas depois para cada uma das nove regionais de Belo Horizonte e, por fim, serão selecionados pelo menos três nomes para serem levados à votação popular em Belo Horizonte.

Com o nascimento do filhote, o Zoológico de BH passou a ter um grupo com três gorilas adultos (duas fêmeas e um macho) e três filhotes (dois deles machos). A espécie está ameaçada por causa de fatores como caça comercial, doenças e perda de habitat.

A mamãe Imbi é natural do Reino Unido. O papai Leon veio da Espanha. O terceiro adulto no zoológico de BH é a gorila Lou Lou, que também veio do Reino Unido.

Em agosto de 2014, nasceu Sawidi, filho de Lou Lou e Leon. Em setembro do mesmo ano, Leon foi pai novamente, mas desta vez a mamãe foi Imbi, que deu à luz a Jahari. Agora, Leon e Imbi tiveram o segundo filhote, que nasceu em 8 de maio deste ano e que ainda aguarda por um nome.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por