Canjiquinha, pernil, bacon e queijo Minas. Esses foram os ingredientes da cozinha mineira utilizados por três alunas das Faculdades Promove para vencer a seletiva do concurso Prato Junino, promovido pela prefeitura para o Arraial de Belo Horizonte, que começa amanhã e vai até 15 de julho. 

A gastronomia é uma aposta para consolidar a festa de São João na capital. Além de um circuito em bares e restaurantes, o evento irá apresentar a culinária criada por estudantes a partir de ingredientes da época.

Ontem, quatro pratos foram apresentados por alunos de gastronomia do Promove a um corpo de jurados. Numa disputa acirrada, o escondidinho de canjiquinha foi o vencedor. Graduandas do 5º período, Ana Paula Forte Moraes, Elisete Aparecida Ribeiro e Vanessa Baracho Lima representarão a faculdade junto aos campeões de outras três instituições de ensino no próximo sábado.

A receita, adaptada de uma ideia que as alunas tiveram no semestre passado, consiste em acrescentar bacon e tomate à canjiquinha cozida de forma cremosa. Depois são adicionados pernil desfiado e um creme de queijo Minas.

“O que mais nos gratifica é saber que as pessoas gostam do que a gente faz. Conseguimos fazer uma combinação de sabores que não fez perder a essência da canjiquinha”, disse Elisete.

Elogios

Outras três iguarias foram apresentadas na seletiva e arrancaram elogios do júri, composto por chefs renomados e especialistas em gastronomia no Estado.

Em segundo lugar ficou o pé de moleque salgado, seguido do bambá de couve com ragu mineiro e da canjica salgada com tempurá de ora-pro-nóbis.

Professora do curso de gastronomia das Faculdades Promove, a chef Cidinha Lamounier celebrou o respeito dos alunos no uso de ingredientes tipicamente mineiros. “As criações são deles, e eu só fiz ajustes. Só cria quem tem técnica. Isso mostra a evolução deles”, destacou.

A escolha dos quatro pratos que serão vendidos durante o Arraial de Belo Horizonte, a critério das faculdades, na Praça da Estação, começou na terça-feira. Hoje, haverá seleção em outras duas instituições. 

As receitas selecionadas serão apresentadas no próximo sábado no Mercado Central. A degustação será feita por convidados. 

Os criadores dos pratos vencedores ganharão um kit cozinha e uma doma, além de um prêmio surpresa que será anunciado em 1º de julho, durante o show da dupla Bruno e Marrone na Praça da Estação.