Alunos mudam ocupação, PUC garante provas, mas Inep diz que vai avaliar campus antes de Enem

Da Redação*
horizontes@hojeemdia.com.br
04/11/2016 às 16:56.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:31
 (Divulgação/Polícia Militar)

(Divulgação/Polícia Militar)

A ocupação em um dos prédios da PUC Minas, campus Coração Eucarístico, na noite dessa quinta (3), tem causado incerteza quanto à realização ou não das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste fim de semana na instituição. Em uma tentativa de não cancelamento das provas no local, os alunos aceitaram um acordo com a universidade na tarde desta sexta (4), trocando de prédio ocupado, saindo do Instituto de Ciências Humanas (ICH) para o edifício 20 do campus.

Apesar de a PUC Minas não estar na lista atualizada de escolas ocupadas, divulgada nesta sexta-feira (4), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a instituição corre o risco de não poder receber candidatos do Exame.

Conforme o Inep, a determinação é de que os testes sejam suspensos em todas as escolas, universidades e centros federais ocupados por estudantes que protestam contra o governo federal. No entanto, os responsáveis pela aplicação do exame em Belo Horizonte ainda irão até a PUC para avaliar os possíveis riscos para a realização da prova.

Ainda de acordo com o Inep, a instrução é que os alunos que não receberem mensagens de texto pelo celular ou por e-mail se dirijam normalmente para os locais indicados no cartão de informação. Assim, problemas e ocupações de última hora, que impeçam que alunos sejam avisados a tempo, só serão confirmadas no momento da prova.

Caso o cancelamento seja confirmado, os alunos afetados realizarão o Enem nos dias 3 e 4 de dezembro. Na PUC, a ocupação acontece desde essa quinta-feira, quando cerca de 80 estudantes ocuparam o prédio do Instituto de Ciências Humanas (ICH), no campus do bairro Coração Eucarístico. Os estudantes são contrários à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55/2016, que fixa os gastos públicos e está em tramitação no Senado Federal.

Até o momento, a prova do Enem foi cancelada em 90 locais, o que afeta 60 mil alunos no Estado, de acordo com a lista divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), em coletiva nesta sexta-feira (4). Só em Belo Horizonte, a mudança acontece em 29 locais, incluindo escolas e universidades.

Em contato com a instituição, a assessoria da PUC-Minas informou à nossa reportagem que não foi notificada sobre o cancelamento das provas. Por meio de nota, a universidade afirma que a aplicação da prova está mantida para os próximos sábado (5) e domingo (6). Coonfira a nota completa da instituição: 

"A PUC Minas esclarece que não tem fundamento a informação de que estão suspensas as provas do Enem marcadas para o prédio do Instituto de Ciências Humanas, do Campus Coração Eucarístico da PUC Minas. Segundo informação obtida agora no final da tarde junto ao INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e junto ao consórcio responsável pela aplicação do Enem, Cespe-Cebraspe, as provas em toda a Universidade estão mantidas normalmente para amanhã e domingo, quando 32 mil candidatos prestarão o exame na Universidade."


(*Com Mariana Durães)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por