Anexo feminino com 40 vagas começa a operar no Ceresp Ipatinga

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
26/10/2016 às 17:25.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:23
 (Omar Freire/Imprensa MG)

(Omar Freire/Imprensa MG)

Um anexo exclusivamente feminino com 40 vagas entrou em operação nesta quarta-feira (26) no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Ipatinga, na Região do Rio Doce. O empreendimento é fruto de parceria entre a Secretaria de Administração Prisional (Seap), o Conselho da Comunidade e a Vara de Execuções Penais (VEP) da Comarca. Todo o dinheiro utilizado, um montante de R$ 174 mil reais, é originário da conta de penas de prestação pecuniária e do trabalho de 18 internos do Ceresp.

O anexo, que começou a ser erguido em fevereiro deste ano, tem 200 m² de área construída na entrada do Ceresp, fora, portanto, do perímetro do prédio original. Além das celas, a edificação tem uma sala administrativa, espaço para produção de artesanato e oficina de costura, três banheiros para servidores e visitantes e uma guarita.

Segundo o juiz da VEP de Ipatinga, Thiago Grazziane Granda, antes da construção do anexo as mulheres tinham de ficar em um espaço na frente da instituição, que de certa forma ficava próximao dos homens. "Agora, a nova construção resgatará a dignidade delas. Elas terão um espaço adequado e separado dos homens para cumprir a pena. Por isso era mais importante criar vagas femininas na comarca do que ampliar as vagas masculinas", explicou o magistrado.

Ao inaugurar a obra, o secretário de Estado de Administração Prisional, Francisco Kupdlowski, disse que o objetivo do trabalho é trazer mais humanidade ao local. "A minha prioridade na secretaria é a humanização do sistema prisional e a valorização dos agentes, colocando atividades ocupacionais e dando um tratamento mais digno as pessoas temporariamente privadas de liberdade".

Recuperação

O secretário visitou também as instalações do Ceresp, que foram danificadas em rebelião, no último dia 19 de setembro. Ele anunciou que já existe uma empresa contratada para executar não só a recuperação das celas existentes, mas também melhorias na unidade prisional, com a criação de 80 vagas, o que representa um aumento de quase 50% na capacidade original. O orçamento desta obra é de R$ 3,5 milhões.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por