Após denúncia de mãe, PC de Leopoldina investiga caso de Baleia Azul na cidade

Liziane Lopes
portal@hojeemdia.com.br
19/04/2017 às 18:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:11

A Polícia Civil de Leopoldina, na Zona da Mata, vai ouvir nos próximos dias o jovem de dezoito anos, que estaria participando do perigoso jogo Baleia Azul, além da pessoa que teria levado o rapaz a jogar. 

O inquérito para investigação foi aberto depois que a mãe viu cortes no braço do filho simulando o desenho de uma baleia e resolveu procurar a polícia. O registro da ocorrência foi feito na última quinta-feira (13). 

A PC quer saber se o rapaz sofreu algum tipo de ameçada e se foi coagido a entrar no grupo. Quanto à pessoa que teria levado o jovem a participar do jogo, o delegado responsável pelo caso não informou se foi algum amigo ou alguém que ele teria conhecido na internet.

Baleia Azul

No jogo mortal, os participantes devem seguir uma série de 50 desafios. Dentre eles cortar a própria pele, se fotografar do alto de um prédio e, por fim, tirar a própria vida. O Baleia Azul foi criado na Rússia e suspeita-se de que esteja relacionado à morte de vários adolescentes por lá.

Após a repercussão de casos envolvendo games perigosos no ambiente da internet, a Polícia Civil de Minas Gerais elaborou uma série de dicas de prevenção voltadas para os pais e para os adultos em geral para evitar que crianças e adolescentes sejam expostos a crimes via ambiente virtual. Confira:

  • Mantenha a proximidade com os filhos, sobrinhos e alunos. Dessa forma, é possível conhecer mais sobre amigos, lazer e atividades sociais de interesse.
  • Tenha acesso a redes sociais para verificar o tipo de assunto que a criança ou o adolescente aborda ou compartilha entre os amigos.
  • Conheça a rotina deles e fique atento a qualquer alteração de comportamento. Mudanças de estilo de roupas e hábitos, por exemplo, são indicativo de alerta.
  • É fundamental que a família e a escola realizem atividades que despertem o interesse no jovem acerca do futuro dele, que estimulem a autoestima e o que ele planeja para a vida.
  • Promova sempre um diálogo aberto com orientações e informações sobre os riscos de eventuais crimes pela internet, ressaltando que podem vir mascarados de entretenimento e sedução para algo interessante e que, na verdade, pode ser uma grande armadilha.
  • A relação de confiança criada com os pais é imprescindível para que o adolescente possa relatar qualquer coisa diferente que tenha ocorrido em sua rotina, sem temer a punição.

Fonte: Polícia Civil

Onde buscar ajuda:

.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por