Após dia cansativo de provas do Enem, estudantes pensam em férias e no gabarito

Ana Júlia Goulart
agoulart@hojeemdia.com.br
13/11/2017 às 06:00.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:40
 (Wesley Rodrigues)

(Wesley Rodrigues)

“Agora é hora de relaxar!”. Esse foi o desabafo de muitos dos candidatos que compareceram ao segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no campus da PUCMinas, no bairro Coração Eucarístico, região Noroeste de BH. 

Apesar de mais curto que o primeiro dia de testes, foram 4h30 de prova frente às 5h30 da semana passada, o segundo domingo foi mais cansativo, relataram os estudantes. Os alunos responderam a 90 questões de matemática e ciências da natureza (biologia, química e física). A sensação de alívio estava estampada na cara de vários que saíram do local bem no início da liberação dos portões, por volta de 15h40.

“Agora é ficar tranquilo. Já fizemos o que podia ser feito. Vamos esperar o resultado, claro, já curtindo o fim de ano”, conta descontraído o estudante Lucas Moreira, de 21 anos. “Só esperar e relaxar. Não tem que fazer nada mais. Agora é férias”, diz rindo Malu Reis, também de 21.

Estudos

Se para uns o momento é de descanso, para outros, ainda faltam algumas semanas para isso. “Ano que vem eu vou fazer faculdade de qualquer jeito, então, não tem como parar. É um breve descanso e logo retorno aos estudos. Tem outros vestibulares chegando”, afirma Tagiane Dalferro, 24 anos.

“Prefiro continuar os estudos até o resultado sair. Vou fazendo cursos, reforçando conhecimentos. Assim não fico tão focada no gabarito”, pondera Júlia Stephanie Silva, 19 anos.

Os universitários que fizeram a prova em busca de bolsa ou de transferência para outra instituição, seguem com a rotina normal. O dia a dia fica um pouco mais leve, é claro, sem a obrigação do estudo para a prova. Mas, nem por isso, dá para esquecer das obrigações da faculdade.

“Vou focar no fim do semestre. A faculdade ficou em segundo plano nesses dias de Enem e posso dar mole mais”, esclarece Lucas Campos, de 20 anos, que cursa Direito. 

“Como já faço outra faculdade, continua a rotina normal. Só ansiosa esperando pelo resultado”, brinca Karen Santos, 21 anos.

Gabarito

No dia 16, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já divulga os gabaritos das provas do Enem. Com a lista, é possível ter apenas uma ideia do número de erros e acertos, já que a correção é feita levando em consideração a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Nesse formato, quanto mais pessoas acertarem uma questão, menos pontos ela valerá por ser considerada de nível fácil. O inverso também é válido. Quanto menor for o índice de acerto, maior a pontuação do item avaliado.

O resultado oficial do chamado Boletim de Desempenho estará disponível no dia 19 de janeiro do ano que vem. Neste documento constará a média final. Esta é a nota que deve ser usada pelos alunos nos processos seletivos que ele for concorrer. 

Logo após a divulgação do resultado, ProUni e Fies devem divulgar cronogramas de inscrição; seleções nas universidades federais seguem calendários próprios 

Além Disso

O índice de ausentes no Enem aumentou em relação à primeira prova, aplicada no domingo dia 5. De acordo com o Inep, 32% dos alunos não compareceram para fazer o exame. Em números absolutos, 2,15 milhões não foram aos pontos de prova. No primeiro dia, a taxa foi de 30,2%. 

O número de impedidos de fazer a prova também aumentou. No segundo dia, 580 pessoas foram barradas. A maior parte delas, por descumprir regras do edital. Nove casos por problemas com o detector de metal e dois por recusa de dados biométricos. 

A Polícia Federal realizou, durante o domingo, a operação “Passa Fácil” contra pessoas que fraudaram provas do Enem. Os crimes aconteceram em exames realizados em anos anteriores. Ao todo, foram 62 mandados de busca e apreensão e conduções coercitivas. Apenas um estudante foi preso em flagrante por alguma irregularidade. O caso aconteceu em Londrina, no Paraná. 

No exame deste ano, de acordo com a Polícia Federal, nenhuma fraude foi identificada. Nos dias 12 e 13 de dezembro, 3.581 alunos fazem a segunda aplicação do exame. Podem refazer a prova pessoas privadas de liberdade, alunos prejudicados na primeira aplicação e locais onde houve corte de energia.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por