Após manifestação, moradores de distrito conseguem água potável e liberam BR-381

Aline Louise e Ana Lúcia Gonçalves - Hoje em Dia
15/11/2015 às 14:34.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:29
 (LEONARDO MORAIS/HOJE EM DIA)

(LEONARDO MORAIS/HOJE EM DIA)

Os moradores do distrito de Pedra Corrida, próximo a Governador Valadares, liberaram a pista da BR-381, altura do km 180, após cerca de três horas. Entre o fim da manhã e o início da tarde deste domingo (15), cerca de 200 pessoas fizeram um protesto na via reivindicando água potável. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a pista foi bloqueada com pneus em chamas e a manifestação causou um engarrafamento de 6 km em ambos os sentidos da rodovia.

Pedra Corrida, um distrito do município de Periquito com cerca de 2,5 mil residentes, estava sem água há cerca de uma semana, conforma os próprios moradores. Abastecida pelo Rio Doce, a comunidade foi afetada com os rejeitos liberados com o rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, no último dia 5, em Mariana. O protesto realizado neste domingo surtiu efeito.  

 

Taxista tenta ultrapassar bloqueio feito por moradores / Crédito: Leonardo Morais
 

Até às 16h, nove caminhões-pipa, abastecidos com media de 20 mil litros cada um, já haviam chegado ao distrito. O abastecimento foi mobilizado pela Defesa Civil Estadual, mas três caminhões foram cedidos pela prefeitura de Barra de São Francisco (ES), a cerca de 200 km de Periquito. Os veículos tinham como destino o município de Governador Valadares, mas, a pedido da Polícia Militar, foram deslocados ao distrito de Pedra Corrida. 

A água foi colocada no reservatório da Copasa do distrito.

 

Protesto causou congestionamento de 6 km, segundo PRF / Crédito: Leonardo Morais

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por