Após nova pichação, igrejinha da Pampulha vai ganhar câmeras de monitoramento

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
17/03/2017 às 21:44.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:47

Após mais uma pichação na igrejinha da Pampulha, a Prefeitura de Belo Horizonte anuncia a elaboração de um plano de segurança para o local. 

Entre as medidas estão a intensificação do patrulhamento da guarda municipal e a a instação de câmeras de monitoramento em prontos estratégicos.

De acordo com a PBH, serão câmeras mais modernas, com sensor de movimentos, emissão de sinais de alerta e com recursos avançados de captação de imagens. 

O plano pretende ainda garantir acesso às imagens das câmaras que atualmente estão sob a coordenação da Polícia Militar e que poderão contribuir para o monitoramento do acervo.

As medidas, de acordo com a PBH, serão implementadas a curto e médio prazos. Mas ainda não foi divulgada a data de início das medidas.

Vandalismo

A Igreja São Francisco de Assis foi pichada pela segunda vez, em menos de um ano, na madrugada dessa quinta-feira (16). A palavra 'perfeitaismo' foi escrita duas vezes em uma das laterais do ícone modernista projetado por Oscar Niemeyer.

Em 21 de março de 2016, a capela já havia sido alvo de pichadores que deixaram marcas nos painéis externos, assinados por Cândido Portinari. Na ocasião, um dos três autores se entregou, outro foi preso em casa pelos militares e o último estava foragido. 

A Igrejinha é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Um dos principais cartões postais da capital mineira, a capela faz parte do Complexo Arquitetônico da Pampulha, que foi considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, em 2016. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por