Após tragédia, metade dos alunos retoma estudos: trauma e distância da casa à creche são os motivos

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
19/10/2017 às 20:37.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:18
 (Prefeitura de Janaúba/Divulgação)

(Prefeitura de Janaúba/Divulgação)

Metade dos alunos matriculados na creche Gente Inocente, em Janaúba, Norte de Minas, voltou às aulas ontem. As atividades foram retomadas 14 dias após o vigia Damião Soares dos Santos, de 50 anos, atear fogo na escolinha, que funcionava no bairro Rio Novo, matando 11 pessoas, nove delas crianças.

Segundo a diretora da unidade, Aline Mendes dos Santos, 53 estudantes estão aptos a reiniciar os estudos. Porém, apenas 26 compareceram à nova estrutura da creche, no bairro Veredas. Ela acredita que as faltas decorreram da adaptação ao transporte. 

“Vários não vieram porque a creche ficou mais distante das casas deles. Mas, na segunda-feira, vai ter ônibus para todo mundo. Estamos esperançosos, pois na última reunião, 48 famílias estavam presentes”, conta.

João XXIII, em Belo Horizonte, e cinco na Santa Casa de Montes Claros 

Trauma

Porém, alguns pais afirmam que não enviaram os filhos por conta do trauma decorrente da tragédia. É o caso de Arthur Gabriel, de 4 anos, que chegou a ficar internado no Hospital Fundajan, em Janaúba, por ter inalado fumaça. Segundo a mãe, Cleonice Fernandes de Souza, o menino só fica falando que não quer mais ir à escola. Hoje, o garotinho terá uma consulta com uma psicóloga.

“Quando falo em voltar às aulas, ele diz: ‘credo, mamãe, lá tem fogo, vai me queimar’. Não sei o que fazer, porque o tempo todo ele quer ficar abraçado comigo e diz que está com medo do fogo”, diz a mulher.

Cleonice conta que o menino tem pesadelos, não quer usar roupas e associa várias situações cotidianas à tragédia. “Estou pensando em procurar uma escolinha em que ele possa ficar meio período”, diz a mãe. A creche Gente Inocente acolhe crianças em tempo integral.

Recepção

Mesmo diante das faltas, a diretora Aline Mendes dos Santos afirma que o retorno foi melhor do que o esperado. Para recepcionar os alunos, as professoras apostaram em um ambiente colorido e lúdico. “Eles estavam alegres, deslumbrados com o local, que é melhor do que onde estávamos anteriormente. Muitos pais se mostraram inseguros inicialmente, mas a maioria deles estava feliz, porque todos precisam recomeçar, voltar a trabalhar e ter onde deixar os filhos”, afirma.

A reconstrução da creche Gente Inocente será financiada por um grupo de empresários de Janaúba e Montes Claros. A previsão é a de que as obras sejam finalizadas no próximo ano.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por