Aplicativo promove o transporte solidário entre alunos da UFMG

Paula Bicalho
pbicalho@hojeemdia.com.br
30/11/2017 às 19:16.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:58
 (Reprodução Ecomova)

(Reprodução Ecomova)

Quando era estudante, Gustavo Peconick, de 33 anos, constantemente usava a carona como meio para chegar até a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nessa época, ele observava que esse processo apresentava algumas dificuldades e que poucas pessoas usavam o transporte solidário por medo ou desconhecimento. 

Esse foi o embrião de uma ideia que surgiu anos mais tarde quando ele, agora formado em matemática computacional, criou o Ecomova, um aplicativo de caronas exclusivo para universitários da UFMG. 

Para se cadastrar, o usuário precisa comprovar que é aluno da universidade. "Após baixar o app, é preciso fazer um cadastro, comprovando que é estudante ou membro da universidade. Essa etapa é muito importante, pois trás mais segurança para os usuários", explica Gustavo.

O usuário pode se cadastrar como passageiro ou motorista, escolhendo origem, destino, horário e compartilhamento do custo da viagem. Depois, o Ecomova mostra as opções de condutor ou passageiros na rota. 

"Aí, é só enviar um pedido e aguardar a confirmação. Se não houver ninguém compatível com a sua viagem, ele continuará procurando até o horário de início cadastrado", comenta.

O Ecomova permite que a viagem possa ser agendada de forma flexível. Os horários e os trajetos não precisam ser fixos, por exemplo. E o usuário tem controle total sobre quem são seus companheiros de viagem. É possível, também, depois de criar uma viagem, alterar o horário quando quiser.

Para Gustavo, dividir os trajetos apenas com colegas é uma grande vantagem, pois trazem muito mais segurança para o transporte."Você compartilha os custos, experiências, faz novos amigos e transforma a sua viagem em um momento muito mais leve e descontraído", ressalta. 

"Nosso app adiciona mais segurança, flexibilidade e confiabilidade ao processo da carona. Esperamos que, com essas características, muitas pessoas possam se abrir a essa forma inteligente de se locomover".

O aplicativo está em fase beta, em funcionamento há dois meses e disponível apenas para alunos da UFMG. Cerca de mil pessoas já baixaram o Ecomova, e o lançamento oficial será no início de 2018. 

Por enquanto, o Ecomova está disponível apenas na Google Play. Para baixá-lo, clique aqui

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por