Atividade extracurricular incrementa escola em São João del-Rei

Renata Miranda - Hoje em Dia
20/06/2013 às 07:08.
Atualizado em 20/11/2021 às 19:17

JUIZ DE FORA – “Quando eu estou com um livro na mão, eu consigo viajar. Sonho e sei que vou aprender, crescer. Sei que o livro vai mudar meu futuro”. A afirmação é de Marina Luíza Assis, de 13 anos, e mostra uma realidade comum na Escola Municipal Pio XII, em São João del-Rei.

Em 2011, a instituição atingiu 86% de aproveitamento na Prova Brasil, sistema de avaliação da educação básica do governo federal, justamente porque os alunos do 5º e 9º anos se dedicam à leitura e atividades extracurriculares.

O percentual ficou bem acima do registrado no Estado (51%) e no país (37%), conforme ranking divulgado no fim de maio pelo QEdu: Aprendizado em Foco, uma parceria entre a Meritt e a Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos voltada para educação. A Pio XII utilizou os resultados obtidos pelos alunos na avaliação de 2011.

A Escola Pio XII foi criada há 18 anos e oferece ensino infantil e fundamental para 800 alunos. Segundo a diretora Liliane Muffato Nascimento, o desempenho do centro de ensino deve-se ao envolvimento dos alunos com atividades extracurriculares.

Rádio

Em 2012, por exemplo, foi criada na escola uma rádio local. A programação varia a cada dia e é definida pelos próprios estudantes. “A rádio transmite na hora do intervalo. É muito estimulante porque os alunos pesquisam sobre literatura, música e história da nossa cidade e do país para fazer o programa”, explicou Liliane.

Entre os alunos responsáveis pela rádio está Marina Luíza, filha de uma salgadeira e de um tecelão. A renda da família não ultrapassa R$ 1.500 mensais. Por conta disso, Marina Luíza sabe que precisa se dedicar aos estudos para “vencer na vida”.

Aluna do sétimo ano, ela garante que consegue as melhores notas porque sabe a importância para o futuro. “Eu preciso ter uma profissão. Ser um alguém porque quero ajudar meus pais. Sei que só estudando eu vou chegar lá”, disse.

A participação dos pais na vida escolar é outro ponto de incentivo ao aprendizado dos alunos. Segundo a diretora, eles frequentam reuniões para troca de ideias com um pedagogo e um psicólogo. “Se o aluno tem algum tipo de dificuldade no aprendizado ou no comportamento, nós conversamos com os pais dele até chegarmos a uma conclusão de como agir com este estudante. O resultado é que eles passam a ter um melhor relacionamento em família e uma maior interação com a escola”, disse a supervisora pedagógica da Secretaria de Educação, Lígia Maria Vicentini. O município promove a capacitação permanente dos profissionais que atuam nas 28 escolas da rede.

Mais educação

Entre as escolas estaduais, a Aureliano Pimentel, também de São João del-Rei, teve um aproveitamento de 82% na Prova Brasil. Com isso, a escola alcançou índice 7,5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), 1,5 acima da média estadual.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por