Aumento do número de carros desafia mobilidade em Teófilo Otoni

Ana Lúcia Gonçalves - Hoje em Dia
21/07/2014 às 12:59.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:27
 (Ascom PMTO)

(Ascom PMTO)

As ruas estreitas e o grande número de veículos tornaram a mobilidade o maior desafio para Teófilo Otoni, Vale do Mucuri. São 47.753 carros em circulação, 1.066 a mais que os emplacados em todo o ano passado, isso sem contar a frota flutuante de 86 municípios da região que chega à cidade pólo todos os dias em busca de serviços. Alternativas vão ser discutidas em um seminário de 24 a 27 deste mês.

De acordo com dados do Departamento de Trânsito da Prefeitura, a cidade de 160 anos e cerca de 130 mil habitantes cresceu sem planejamento. As ruas principais, como a Epaminondas Otoni e a Getúlio Vargas, por exemplo, têm apenas sete metros de largura e dependendo do trecho, ficam ainda mais estreitas. Lentidão no trânsito, fila de veículos e falta de vagas – são 860 no Centro - estão entre as reclamações.

Outro problema é o desrespeito às leis do trânsito. Os motociclistas que ultrapassam pela direta, arrancam antes do sinal abrir e costuram entre os veículos são acusados de agravar o problema e serem responsáveis por 40% dos acidentes. Soluções serão discutidas na 8ª Mostra Empresarial do Nordeste Mineiro (Exponor), que acontecerá no Expominas. As inscrições estão abertas.

Na pauta estão intervenções previstas para a melhoria do trânsito, a duplicação do trecho urbano da BR-418, a “Estrada do Boi”; fluidez, e ainda os desafios de carga e descarga na região central. A mesa redonda vai reunir, entre outros, o prefeito da cidade, Getúlio Neiva, o diretor do DNIT José Carlos Maia Ribeiro e o diretor do DER José Nelson Sobrinho.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por