Bancários de BH em greve protestam na Praça 7

Hoje em Dia
06/10/2015 às 12:12.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:57
 (Marcelo Prates)

(Marcelo Prates)

Os bancários de instituições públicas e privadas de todo o país iniciam nesta terça-feira (6) greve por tempo indeterminado. Eles querem reajuste salarial de 16% (reposição da inflação mais 5,7% de aumento real), entre outras reivindicações.

Em Belo Horizonte, a categoria se reuniu em uma manifestação nesta manhã, em frente a Caixa Econômica na Rua Carijós, na Praça 7, no Centro da capital. De acordo com Eliana Brasil, diretora do Sindicato dos Bancários de BH e Região, a categoria pretende chamar a atenção para a situação dos profissionais no país, que inclusive são os trabalhadores com maior número de afastamento de trabalho.

Em algumas agências amanheceram com cartazes informando sobre a paralisação. Segundo Eliana Brasil, a expectativa é que 70% das agências não funcionem completamente. Por conta da manifestação dos bancários, o trânsito está complicado na avenida Afonso Pena, na Praça 7.

Em nota, a Fenaban informou que continua aberta às negociações e que a proposta apresentada às lideranças sindicais prevê a participação nos lucros dos bancos, de acordo com uma fórmula que, aplicada, por exemplo, ao piso de um caixa bancário, de R$ 2.560,00, pode garantir até o equivalente a quatro salários.

Quanto à participação nos lucros, a entidade propõe a distribuição de 5% a 15% do lucro líquido aos bancários, como regra básica, além da parcela adicional que distribui mais 2,2% do lucro de cada instituição.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por