O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, inaugurou neste sábado (21) a primeira Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) construída a partir de parceria público privada (PPP). Localizada no bairro Belmonte, região Nordeste, a escola poderá receber 440 crianças com até seis anos. 
 
A escola é fruto de parceria entre prefeitura e Inova BH, empresa da Odebrecht Properties. A construtora criou o espaço com recursos emprestados do BDMG e terá direito à operação de serviços não pedagógicos (segurança, cantina, limpeza etc.) por 20 anos, período em que receberá contrapartida da prefeitura, que será responsável pelo trabalho pedagógico.
 
Essa é a primeira de 32 Umeis que fazem parte da parceria com a construtora. Até o final de 2014, a PBH promete entregar mais 36 escolas, para cobrir o déficit de quase 40 mil vagas no ensino infantil. Segundo Lacerda, estão sendo investidos R$ 200 milhões nessa infraestrutura, que envolve compra de terrenos, construção de prédios e equipamentos pedagógicos. 
 
“Tínhamos problema na demanda da entrega de novas escolas pelos métodos tradicionais. A PPP é uma forma de entregarmos escolas mais rapidamente com qualidade”, afirmou o prefeito, acrescentando que as PPPs também serão feitas para construções e reformas de centros de saúde.