Belo Horizonte recebe a Marcha pela Ciência neste sábado

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
21/04/2017 às 20:29.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:13

Belo Horizonte é uma das 500 cidades do mundo que vão receber neste sábado (22) a Marcha pela Ciência, evento que pretende chamar a atenção das pessoas para a importância das pesquisas científicas desenvolvidas nas mais diferentes áreas. Por aqui, pesquisadores vão se reunir na Praça da Liberdade a partir das 10h.

A ideia teve origem em Washington, nos Estados Unidos, frente aos cortes anunciados pelo presidente Donald Trump para organizações científicas destacadas, como a Nasa. No Brasil, onde o governo anunciou recentemente um corte de 44% no orçamento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC), dez cidades devem realizar a marcha – incluindo Diamantina, na região do Jequitinhonha.

“Espero que haja uma forte mobilização da comunidade científica e da sociedade como um todo, que ajude a reverter as recentes medidas restritivas permita ao país apostar enfaticamente no papel estruturante da ciência e tecnologia no processo de desenvolvimento nacional”, afirma Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciência (ABC).

Segundo a instituição, em 2013 o orçamento do MCTIC, ainda não anexado ao Ministério das Comunicações, era de cerca de R$ 10 bilhões, mas após cortes sucessivos e a redução de 44%, o valor foi reduzido para R$ 3,2 bilhões. E a crise não acontece apenas em esfera federal. Como os Estados também tiveram de reduzir custos, muitos órgãos ligados a fomento e desenvolvimento de pesquisa tiveram de lidar com cortes no orçamento.

Doutoranda em bioquímica na UFMG, Marianna Kunrath será um dos cientistas presentes na marcha belo-horizontina. Segundo ela, será uma ótima oportunidade para conscientizar as pessoas sobre a importância dos investimentos na área. “Muita gente acredita que a ciência não serve para nada. Mas se parar para pensar, será possível ver que tudo que temos de industrializado existe porque houve uma ciência para construir as tecnologias”, explica.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por