Com previsão de 3,6 milhões de foliões na cidade, a festa em Belo Horizonte terá mais uma novidade neste ano: o Carnaval Gastrô. São 38 bares e restaurantes, reunidos em forma de circuito, com o objetivo de promover a culinária mineira.

A folia gastronômica já começa neste domingo, 21, e se estende até 18 de fevereiro. Os estabelecimentos vão servir pratos e petiscos a preços especiais, que variam de R$ 10 a R$ 59. O projeto é uma parceria entre a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MG) e a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur.

Para Marcos Barreto, diretor de promoção turística e marketing da Belotur, este é um bom momento para conquistar turistas.“É uma ótima oportunidade de promover a culinária mineira, que é um dos nossos principais segmentos de promoção turística”, disse. Ele lembra também que alguns dos lugares, inclusive, tinham politica de fechar as portas durante o Carnaval e, percebendo o movimento na cidade, resolveram mudar.

Conforme explicou, existem dois perfis de participantes: aqueles que querem oferecer uma refeição para o folião que já pulou o dia inteiro e procura alimento nas proximidades das festas, mas também há bares e restaurantes que estão pensando em quem não quer fazer parte da bagunça e procuram um ambiente mais calmo.

Criatividade

Para atrair o público, além do cardápio variado, a criatividade chama a atenção. O Assacabrasa, que oferece dois pratos diferentes em três restaurantes localizados na região Centro-Sul e Central, batizou o “tropeirinho com lombo e torresmo” de 'Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Feijão'. Já a Choperia Redentor, que fica na Savassi, oferece o ‘Jabá Porta-Bandeira’.

Para todos os detalhes e a lista completa dos bares participantes, clique aqui.