BH tem domingo com mais chuva do que média histórica de setembro

Renata Evangelista
rsouza@hojeemdia.com.br
26/09/2016 às 12:37.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:59
 (Flávio Tavares/Hoje em Dia)

(Flávio Tavares/Hoje em Dia)

Duas regiões de Belo Horizonte registraram no fim da noite de domingo (25) mais chuva do que a média histórica para todo o mês de setembro, de acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec). 

Em apenas 30 minutos foram contabilizados 45,2mm de precipitações na região Oeste e 43mm no Barreiro. O volume aguardado para o mês era de 40,5mm. Além das duas regiões, a chuva na região Nordeste, no mesmo período, foi de 35mm.

Analisando as pancadas das últimas 24 horas, o acumulado é ainda maior. A região Oeste, conforme levantamento da Comdec, registrou 54,8mm entre a manhã de domingo e manhã desta segunda-feira (26). O Barreiro aparece em seguida, com 51,4 de precipitação.

As regionais Nordeste, Centro-Sul, Leste e Noroeste registraram, respectivamente, 38mm, 37,2mm, 33mm e 21,4mm, volumes abaixo dos esperados para o mês, mas altos para um único dia. A Comdec também registrou chuva nas regiões Norte (20,2mm), Venda Nova (16,8mm) e Pampulha (14,2mm).

Por causa do temporal, a Defesa Civil recebeu diversos de chamados. A maioria foi por enchentes e inundações, sendo seis apenas na região do Barreiro. Além disso, houve ocorrências de desabamento de muro e de telhado, destelhamento e queda de árvore.

No Barreiro, um dos mais afetados pela tempestade, um homem de 41 anos desapareceu após ser arrastado pela correnteza no Córrego do Onça. Na mesma região, a estrutura de um circo desmoronou devido as pancadas e fortes ventanias.

Veja alguns vídeos do alagamento na capital:
   

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por