BH terá reforço de 2.900 policiais no período de festas e férias escolares

Gabriela Sales
gsales@hojeemdia.com.br
06/12/2016 às 12:57.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:58

Belo Horizonte receberá o reforço de 2.900 homens da Polícia Militar a partir desta terça-feira (6), visando o policiamento nas ruas durante o período de Natal e férias escolares. Neste ano, a corporação receberá policiais da Academia de Polícia, do Comando de Policiamento Especializado (CPE), além da área administrativa. Eles irão se juntar aos 4.600 responsáveis pelo policiamento diário na capital. O reforço no policiamento irá até 3 de fevereiro de 2017, quando encerra as atividades da operação Férias Segura.

De acordo com a PM, o número de policias empenhados neste ano é 81% maior do que o disponibilizado no ano passado, quando foram disponibilizados 1.600 militares para o patrulhamento nos centros comerciais da cidade. O comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), Coronel Winston Coelho Costa, explica que o aumento do efetivo é em decorrência a ampliação do número de militares em formação na Academia de Polícia. “O reforço vai oferecer uma maior tranquilidade à população durante o período de compras nas áreas comerciais, período de festas e férias em que as pessoas se ausentam mais tempo de suas casas em viagens”.

O reforço contará com 1.900 policiais do Comando de Policiamento Especializado (CPE), 800 policiais dos cursos da Academia de Polícia Militar, além dos militares das administrações. O foco da PM será concentrado em áreas comerciais, vias de acesso aos centros comerciais e à rodoviária, além das áreas bancárias e de caixas eletrônicos.

O Batalhão de Trânsito também fará operações ao longo do período de festas, para melhorar a circulação de veículos e evitar congestionamentos na cidade, além do período das férias nas rodovias estaduais.

Atuação

Além de militares em viaturas, o policiamento será realizado a pé para realização de ações interativas e informativas, tais como distribuição de panfletos e divulgação de dicas de segurança. A Operação Natalina terá ainda o apoio do Olho Vivo.

Ação conjunta

Além dos militares, a Polícia Civil junto à Guarda Municipal, vão intensificar as ações de policiamento. Ao todo, mais de 400 policiais civis irão para as ruas e avenidas de Belo Horizonte durante o período que antecede o Natal.

Diariamente, pelo menos 1,5 milhão de pessoas circulam pela área central da capital. Com as festividades de fim de ano, o número chega a quase 2 milhões. Para o presidente do Conselho Regional Savassi, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH), Alessandro Runcini, o aumento na sensação de segurança na região do hipercentro e Centro-Sul estimula o consumo no comércio de rua da cidade. “Os consumidores sentem que a segurança foi ampliada e com isso, o consumo nos centro de compras de rua acaba absorvendo mais clientes, o que movimenta o comércio da cidade”, disse.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por