Bombeiros registram 211 incêndios em vegetação da Grande BH no fim de semana

Hoje em Dia
19/10/2015 às 09:05.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:07

O Corpo de Bombeiros informou que foram registrados 211 ocorrências de incêndios em vegetação durante o fim de semana, somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Conforme levantamento da corporação, o dia mais crítico foi no sábado (17), quando foram contabilizados 142 queimadas. No domingo (18) foram 69.

A situação crítica, não só na Grande BH, levou o governador Fernando Pimentel a decretar, pela primeira vez na história, situação de emergência no Estado em decorrência dos focos de incêndio que assolam reservas naturais e outras áreas florestais. O decreto foi publicado em uma edição extraordinária do Diário Oficial (Minas Gerais) e tem validade de 90 dias.

A publicação informa que a situação, anormal, provoca severos danos e prejuízos ao estado e municípios afetados, com riscos humano, social, material e ambiental de impossível ou difícil reversibilidade às populações atingidas. O decreto deixa claro, ainda, a necessidade de adoção de medidas administrativas urgentes, "a demanda intensiva conjugação de esforços entre os órgãos e entidades públicos e privados", informa o texto.

Na prática, o decreto permite ao Estado reforçar o processo de combate às queimadas, facilitando a liberação de recursos, inclusive federais. Uma das medidas é a contratação extra de aeronaves e caminhões-pipa. O decreto também agiliza a mobilização de recursos humanos, como a união de esforços e deslocamento de efetivos do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, brigadistas e de outros órgãos do Governo.

Serras do Rola-Moça e Piedade

No domingo, o Corpo de Bombeiros conseguiu controlar o fogo que destruía o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, em Brumadinho, e a Serra da Piedade, em Caeté, ambos na Grande BH. Na reserva estadual, as chamas começaram na última semana e mais 80 homens trabalharam para combatê-las desde o início do dia. Na Serra da Piedade, onde fica o Santuário Nossa Senhora da Piedade, a visitação precisou ser suspensa para garantir a segurança dos visitantes.

Seca

A falta de chuva e o tempo seco que castigam Minas já levou 113 municípios a decretar situação de emergência. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), o período de estiagem vai de agosto a outubro. Contudo, em todos os meses do ano dezenas de cidades recorreram ao órgão.

Atualizado às 10h45

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por