Botijões de gás explodem, ferem idosa e comprometem estrutura de casa em Contagem

Paula Bicalho
pbicalho@hojeemdia.com.br
15/12/2017 às 20:20.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:17
 (Divulgação Corpo de Bombeiros )

(Divulgação Corpo de Bombeiros )

Uma grande explosão envolvendo dois botijões de gás causou incêndio em uma casa no bairro Praia, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, na tarde desta sexta-feira (15). 

Segundo informação do Corpo de Bombeiros, uma idosa de 94 anos que estava no local sofreu queimaduras leves nos braços e pernas e foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). 

A suspeita é de que a mangueira do botijão tenha rompido, causando o acidente. A força da explosão derrubou uma laje e comprometeu uma das paredes da cozinha e, por isso, a Defesa Civil foi acionada.  

Cuidados

Os bombeiros fazem um alerta sobre o uso adequado do botijão de gás. Todos os cilindros tem prazo de validade de dez anos e, depois disso, devem ser testados para verificar seu estado de conservação e se está apto a continuar no mercado por mais uma década. 

Já o prazo da mangueira é de 5 anos. Se estiver vencida, pode apresentar problemas como o acúmulo de sujeira ou ressecamento, provocando o vazamento do gás no encaixe do fogão ou do botijão de gás. 

Não é recomendável também passar a mangueira por trás do fogão, já que o calor pode danificá-la e causar vazamentos. 

Os bombeiros aconselham que não se deve deitar ou rolar o botijão de gás, mesmo se estiver vazio. Impurezas existentes podem entupir o regulador e a mangueira e provocar outros acidentes.   

Os botijões devem sempre ficar em local arejado. Evite guardá-los dentro de armários ou outros locais fechados. 

Quando trocar o gás, esfregue uma bucha de cozinha com espuma para detectar possíveis vazamentos.  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por