Brasil é o segundo país com mais casos de sarampo das Américas

Da Redação (*)
Hoje em Dia - Belo Horizonte
09/06/2018 às 16:34.
Atualizado em 03/11/2021 às 03:31
 (Wilson Dias/ABr)

(Wilson Dias/ABr)

O Brasil é o segundo país das Américas com mais casos de sarampo confirmados neste ano, com 114 confirmações, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Só em Roraima, foram registrados 84, dos quais 58 atestados em venezuelanos (69% do total).

E é justamente a Venezuela que lidera o ranking entre aqueles que reportaram a doença.  capital.

Neste ano, os venezuelanos tiveram 84% (o estado de Delta Amacuro, no leste do país. Com isso, só nos cinco primeiros meses de 2018, já são duas vezes mais casos que em comparação com todo o ano passado. 

"São 11 os países que notificaram 1.685 casos confirmados de sarampo na região das Américas", aponta o estudo da Opas, divulgado neste sábado (9). 

Nos países fronteiriços, como Brasil e Colômbia, e em outros próximos como Equador, boa parte dos contagiados são pessoas vindas da Venezuela.

Na Colômbia, foram confirmados 26 casos da doença, dos quais 17 foram "importados" (65%). Além disso, "sete casos são de transmissão secundária em pessoas procedentes da Venezuela e residentes na Colômbia há mais de quatro meses", acrescenta o relatório.

No Equador, a prevalência se mantém. Dos 12 infectados, 10 são venezuelanos (83%).

Ante as contínuas importações do vírus, a Opas insta os países a "vacinarem para manter coberturas homogêneas de 95% com a primeira e segunda doses da vacina contra o sarampo, a rubéola e a caxumba, em todos os municípios".

A doença viral é altamente contagiosa e pode ser prevenida com vacinas. Na Venezuela, no entanto, que está mergulhada em uma crise econômica aguda, existe 85% de escassez de medicamentos básicos e até 95% de alguns fármacos para tratar condições crônicas, segundo a Federação Farmacêutica.

Em 6 de abril, o governo empreendeu um plano de vacinação contra 14 doenças, entre elas sarampo, tuberculose e difteria.

(*) Com AFP

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por