Brumadinho tem três casos de febre amarela confirmados e três em investigação

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
19/01/2018 às 17:38.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:51

A cidade de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, contabiliza três casos confirmados de febre amarela, dois foram descartados após os exames e outros três seguem em investigação. Um deles é o primo do motorista de ônibus, Célio Pedrosa. O homem de 40 anos está internado, desde segunda-feira (15), no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte. "Ele começou a passar mal na semana passada, procurou atendimento médico duas vezes no posto de saúde e acabava voltando pra casa. Na segunda-feira foi levado para o hospital, sentindo muita dor no corpo e febre", contou.

Célio disse que a família está desesperada e que o rapaz está no CTI, em estado gravíssimo. A suspeita é que o homem tenha pegado a doença na zona rural do município, onde ele fazia um serviço de pedreiro. "Os médicos disseram que os sintomas são da doença, mas o resultado do exame ainda não saiu", explicou. 

Segundo o motorista de ônibus, ele conhece também outros pacientes com suspeita da doença e que estão internados na unidade. "A maioria que está lá é de Brumadinho. Tem um menino de 15 anos, que chegou a ficar no CTI e agora está melhorando", afirmou.  

Segundo o boletim mais recente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, há seis pacientes do sexo masculino internados no Hospital Eduardo de Menezes com suspeita de febre amarela. Quatro estão no CTI e outros dois na Enfermaria. 

 Ações

A Secretaria Municipal de Saúde de Brumadinho informou que vem intensificando as ações de vacinação, avaliação do cartão vacinal e orientação de casa em casa nas localidades onde casos foram confirmados. 

A vacinação é feita de segunda a sexta-feira das 7h às 16 horas nas unidades de Palhano, Marques, Piedade, Aranha, Casa Branca, Marinhos, Tejuco, Grajaú, Centro. No setor de vacinação da Policlínica Municipal o funcionamento é das 7 às 20 horas. 

Este ano, foram vacinadas 3.214 pessoas. Mas, segundo a prefeitura, muitos moradores da zona rural têm se recusado a receber a dose. Por isso, um amplo trabalho de divulgação está sendo realizado para alertar essas pessoas. No próximo sábado (20), a equipe de saúde vai percorrer Aranha, Marques e Casa Branca. Também haverá vacinação na unidade de saúde de Casa Branca, que estará aberta das 7h às 16 horas. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por