Câmara aprova, em 1º turno, projeto que proíbe venda de animais vivos em comércios de BH

Paula Bicalho
pbicalho@hojeemdia.com.br
14/12/2017 às 17:37.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:15
 (Frederico Haikal/Arquivo Hoje em Dia)

(Frederico Haikal/Arquivo Hoje em Dia)

Foi aprovado nesta quinta (14), em 1º turno, pela Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), o Projeto de Lei 253/2017, que proibe a comercialização de animais em pet shops, mercados municipais, praças, feiras livres, parques, shoppings e clínicas que tenham esta finalidade. 

De autoria do vereador Osvaldo Lopes, o PL agora vai à votação em 2º turno e precisa passar pelas comissões de Legislação e Justiça, Meio Ambiente e Política Urbana, Administração Pública e Orçamento e Finanças Públicas. Logo após, segue para o Plénário.    

O tema vem gerando grande debate e já esteve em pauta no Legislativo diversas vezes, inclusive por meio de projetos de lei envolvendo, especialmente, a possibilidade de proibir o comércio de animais no Mercado Central de BH.

A prática é questionada por pessoas que apontam supostos riscos de contaminação dos alimentos ali vendidos, e por defensores dos animais, que alegam maus-tratos e criticam as condições de confinamento a que são submetidos.

O PL 253 argumenta, também, que a falta de regulamentação no setor pode gerar impactos nocivos, não apenas para a arrecadação de impostos, para a limpeza urbana e para a saúde pública, mas, principalmente, para o bem-estar desses animais.

Desta forma, a reprodução e comercialização de animais domésticos só poderá ser realizada por canis, gatis e criadouros regularmente estabelecidos e registrados nos órgãos competentes, conforme determinações da lei.  

Participaram da audiência as secretarias municipais de Meio Ambiente e de Saúde; Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e Patrimônio Histórico Cultural do Ministério Público de Minas Gerais; Conselho Regional de Medicina Veterinária; representantes do Mercado Central; ambientalistas e ativistas da causa animal.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por