Campanha em Minas estimula foliões a fazer o teste de Aids

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
02/03/2017 às 18:41.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:47

Com o slogan “A pior ressaca é não saber: se você não se preveniu no carnaval. Faça o teste de HIV”, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais quer sensibilizar a população sobre a necessidade do teste rápido de HIV/Aids e de outras infecções sexualmente transmissíveis como hepatite e sífilis.

É considerado comportamento de risco para infecção aquele praticado por qualquer pessoa que teve relação sexual sem o uso de preservativos ou que compartilhou seringas e agulhas. “O ideal é realizar os testes rápidos 30 dias após sexo inseguro ou algum outro comportamento de risco. Quanto mais precoce o diagnóstico melhor, porque a pessoa pode ter acesso mais rápido aos serviços de saúde, entrar em tratamento e ficar menos tempo exposta ao vírus. Isso melhora a qualidade de vida e a resposta ao tratamento”, explica a coordenadora do programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Aids e Hepatites Virais da SES-MG, Jordana Costa.

A testagem rápida é simples e pode ser realizada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Em Minas Gerais, é possível realizar os testes em todas as Unidades Básicas de Saúde ou serviços ambulatoriais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS). 

O exame também está disponível nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), presentes em 62 municípios de Minas Gerais. “São exames cuja metodologia permite a detecção de anticorpos em menos de 30 minutos, possuem baixo custo operacional, são altamente sensíveis e específicos e de simples aplicação, manuseio e interpretação. Os testes rápidos para a Sífilis, assim como os testes rápidos para as Hepatites B e C são exames de triagem sorológica, ou seja, há necessidade de exames laboratoriais complementares para o diagnóstico. No caso do teste rápido de HIV, o mesmo define o diagnóstico”, explica Jordana Costa.

.

Fonte:SES/MG

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por