Candidatos a estrelas, Leon e Lou Lou chegam ao zoológico de BH

Danilo Emerich - Hoje em Dia
12/10/2013 às 16:20.
Atualizado em 20/11/2021 às 13:17

O casal de gorilas Leon e Lou Lou chegou em Belo Horizonte neste sábado (12) e já são candidatos a serem as estrelas do zoológico da capital. Os dois, agora, vão fazer companhia para Imbi, sozinha há um ano no recinto da espécie, desde a morte dos companheiros primatas Idi Amin e Kifta.

Apesar da chegada, eles devem ficar longe dos olhares do público até a segunda quinzena de novembro. A expectativa da direção da Fundação Zoo-Botânica (FZB) é que a nova família de primatas, únicos da espécie na América do Sul, devolva o brilho ao zoológico e consiga a reprodução em cativeiro.

Procedimentos

Antes de serem expostos, Leon, que completa 15 anos em 31 de outubro, e Lou Lou, de 9 anos, devem passar cerca de 30 dias pela quarentena. Os primatas, da espécie gorilas-da-planície-ocidental deverão passar por uma bateria de exames, como de fezes, urina, sangue, tuberculina, biometria, entre outros.

Durante o período, eles serão aproximados pouco a pouco, para acostumarem com a presença de cada um, já que nunca tiveram contato. O macho veio da Espanha e a fêmea da Inglaterra. O mesmo processo será adotado para chegarem perto de Imbi.

A chegada

Os gorilas chegaram em caixas especiais na noite desta sexta-feira no Aeroporto Internacional Galeão, no Rio de Janeiro. Em seguida, os primatas saíram por volta da 1h30 de ontem, em uma carreta, pela BR-040 até BH. Devido as paradas e baixa velocidade, a viagem durou quase 10 horas. Tratadores dos antigos zoológicos dos gorilas acompanharam todo o processo e ajudarão no processo de adaptação. 



Saiba mais

Até então, a gorila Imbi era a única da espécie na América Latina após a morte do macho Idi Amin, vítima de uma parada cardiorrespiratória em 2011, e de Kifta, que também faleceu no zoológico de BH, com infecção, em 2012. 

Idi Amin viveu 38 anos sozinho no zoológico, onde se tornou a estrela do local. Ele viveu no espaço desde os 2 anos e seu corpo foi empalhado para exposição no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por