Para quem quer curtir a folia sem abrir mão da segurança e do conforto das crianças, opções não faltam na capital. O Carnaval de BH deste ano terá pelo menos dez desfiles voltados para o público infantil, além de festas especialmente pensadas para a garotada. 

O “Bloco da Bolinha Preta”, por exemplo, ocupa ruas do bairro São Pedro, na região Centro-Sul. Desde o primeiro ano de desfile, em 2016, foi pensado para as famílias. O cortejo tem no repertório músicas infantis e marchinhas tradicionais. 

A quantidade de pessoas, horário e trajeto, são aspectos importantes para Hieza Stephanie, de 26 anos, mãe de Enzo Gabriel, de 1 ano e 7 meses. “Vou priorizar alguns mais vazios e perto de casa. Mas não posso deixar de ir, porque ele adora andar fantasiado”, conta.

Já Mariana Castro, de 32 anos, tem experiência diferente. “Como mãe sozinha, levo aos lugares que gosto e que não sejam insalubres. Vou em blocos menores, ensaios em locais fechados, evito multidões absurdas e sair à noite”, explica. A filha Letícia, de apenas 2 anos, a acompanha em tudo, e se diverte. 

Letícia, de 2 anos, vai pra cima e pra baixo na folia com a mãe, Mariana Castro

Letícia, de 2 anos, vai pra cima e pra baixo na folia com a mãe, Mariana Castro


Ala específica

O “Baianas Ozadas”, um dos principais blocos de BH, tem a ala “Os Baianinhas”, formada por cerca de 25 crianças, entre 5 e 11 anos. Eles desfilam no mesmo dia dos adultos, na Segunda-feira de Carnaval.

Neste ano, Vitória Cassini, de 10 anos, fará sua estreia em blocos. “Eu gosto muito de tocar, mas danço também, então estou muito animada”, comemora. 

Estreante, Vitória Cassini, de 10 anos, irá tocar em dois blocos neste Carnaval

Vitória Cassini, de 10 anos, irá tocar em dois blocos

Com ela, vão participar o irmão, de 11 anos, e a mãe, Ana Gabriela Cassini, de 40. Eles também estarão no bloco “É o amô”.

“Quando eram menores, o meu foco ficava nos blocos familiares, porque são mais tranquilos. Mas, agora, eles já conseguem curtir mais”, relata Ana Gabriela. Mesmo assim, ela conta que não deixa de tomar algumas medidas de segurança, como ir embora por volta de 19h. 

Quem também decidiu levar os filhos na folia foi o servidor público Reinaldo Trindade, 42 anos. Integrando seis baterias neste ano, ele afirma que a paixão pelo Carnaval é de família. 

Para os filhos Cauã, 8, e Davi, 4, não foi diferente. Desde o ano passado, eles acompanham os pais nos ensaios e pediram para participar. “Nós não forçamos nada, mas incentivamos. Em 2017, o Cauã saiu no Baianinhas e esse ano vai também”, diz.


Na bateria

Além dos blocos voltados para elas, crianças também se aventuram no meio dos adultos. A pernambucana criada em Diamantina, região Central de Minas, Mariana Costa, de 12 anos, vai tocar com o “Baque de Mina”, acompanhada da mãe. 

Esta é a primeira vez que as duas vão participar ativamente da festa, já que antes, Gabriela Costa, de 38 anos, tinha um bar no qual trabalhava durante o Carnaval do interior. 

Mari, como é chamada, é a única criança na percussão. “Ela sempre foi muito talentosa e bastante ligada à música. No início, fiquei um pouco receosa, mas ela me convenceu e está muito animada”, conta Gabriela. Desde julho de 2017, todo fim de semana, a dupla se desloca de Diamantina para BH, só para ensaiar.

Cauã, de 8 anos, vai sair na ala infantil do “Baianas Ozadas” pelo segundo ano

Cauã, de 8 anos, vai sair na ala infantil do “Baianas Ozadas” pelo segundo ano

Confira a programação:

Abraço Por Um Brasil Melhor
Rua Antônio Pio Cardoso, 141 - Jardim Alvorada
10/02 às 8h e 11/02 às 8h

Eu Quero Ser Criança
Av. Artur Bernardes, 22 - Vila Paris
10/02 às 8h

Bora Cirandá?
Rua Diamantina, 352 - Colégio Batista
10/02 às 11h

Alessandra No País Da Ser Brincante
Rua Castelo De Sintra, 120 - Castelo
10/02 às 13h

Bloco Da Bolinha Preta
Rua Orange, 30 - São Pedro
10/02 às 14h

Folia Kids - Mineirão
Av. Antônio Abrahão Caran, 1001 - São José
11/02 de 9h às 17h
Entrada: R$25 (criança) / R$50 (adulto)

Bloquim Dubem
Rua Professor Costa Chiabi, 333 - Cidade Nova
11/02 às 12h

Mães Em Movimento
Av. Guarapari, 1200 - Santa Amélia
12/02 às 10h

Bloco dos Super Heróis
Rua Paracatu, 1474 - Santo Agostinho
12/02 às 13h

Alessandra No País Da Ser Brincante
Rua Castelo De Sintra, 120 - Castelo
13/02 às 10h