Um dos carnavais mais tradicionais do interior de Minas, a folia de Diamantina manterá, nesta edição, a configuração do ano passado. A expectativa é de que a cidade receba mais blocos de rua e siga a tendência nacional por uma festa mais democrática e popular. Grupos que quiserem se cadastrar para usufruir da infraestrutura necessária têm até o próximo dia 10. 

Em 2015, 12 blocos participaram da festa de Momo; no ano passado, os grupos mais do que dobraram, totalizando 28. "O modelo de Carnaval baiano, ancorado em abadás e trios, vem perdendo espaço ano a ano para uma folia de rua, protagonizada pela própria sociedade civil, em movimento democrático e espontâneo que teve em Belo Horizonte, em 2012, principal marco", argumentou a secretária Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio da cidade, Márcia Betânia. 

Além do circuito de blocos, a prefeitura municipal busca a participação de bandas, algumas já tradicionais na própria cidade. De acordo com o município, toda a infraestrutura de segurança, limpeza e higiene, incluindo a instalação de sanitários, ficará a cargo da administração local.

O cadastramento de blocos vai até a próxima quarta-feira (10), conforme informou a prefeitura de Diamantina, e pode ser feito clicando aqui.