Um trecho da BR-040 ficou interditado nos dois sentidos por nove horas no município de Oliveira Fortes, entre Barbacena e Santos Dumont, na Zona da Mata mineira. No local, uma carreta que carregava tambores com óleo lubrificante tombou no km 730, no sentido Rio de Janeiro. Na manhã desta quarta-feira (11), o trânsito flui por uma pista.

O acidente aconteceu por volta das 18h15 de terça-feira (10) e, conforme a concessionária Via 040, que administra a rodovia, a BR teve que ser fechada para o tráfego pois houve derramamento do produto. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Núcleo de Emergências Ambientais (NEA), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad) trabalharam durante toda a madrugada e, às 5h20 desta quarta-feira (11), a pista foi liberada parcialmente.

As faixas da direita foram liberadas nos dois sentidos, mas as faixas da esquerda continuam bloqueadas para manobras operacionais. "A Via 040 e a Polícia Rodoviária Federal aguardam os trabalhos de remediação do vazamento, transbordo da carga e limpeza da pista, serviços sob responsabilidade do transportador, conforme previsto em legislação específica", informou a concessionária.

Nesta manhã, o congestionamento chegou a 5 km em cada sentido. Ainda não há previsão de liberação total. A orientação é de que os motoristas façam rotas alternativas passando por Rio Pomba. O acidente deixou três vítimas, que foram socorridas e encaminhadas para Santa Casa de Barbacena.

Transtorno

A Via 040 frisou que a responsabilidade pela contenção do vazamento e retirada da carga é de responsabilidade da transportadora, que deve possuir seguro, licença ambiental, recursos e tecnologias para este tipo de ocorrência. Contudo, diante da gravidade do caso, a concessionária destacou que para diminuir os impactos do acidente e do derramamento da carga na pista, providenciou, ao longo da madrugada, a contenção do óleo e o despejo de 5 caminhões de areia para absorver parte do produto derramado. 

"A Concessionária compreende o incômodo causado por acidentes dessa magnitude e apoia iniciativas para aprimorar as legislações de transporte de cargas perigosas. Nesse sentido, é benéfica para a sociedade a promulgação da lei estadual 22.805 (MG), que obriga as transportadoras a agirem com mais rapidez, tanto na remediação como na movimentação da carga", frisou.

Rota Alternativa - Barbacena a JF.jpg