Casa que desabou no bairro Mantiqueira tinha problemas estruturais e era irregular

Janio Fonseca
rmcunha@hojeemdia.com.br e jfonseca@hojeemdia.com.br
02/05/2018 às 16:36.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:38
 (Maurício Vieira)

(Maurício Vieira)

A casa que desabou nesta terça-feira (1º) no bairro Mantiqueira, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, não tinha projeto aprovado na prefeitura de Belo Horizonte e, segundo a Secretaria Municipal de Política Urbana, a construção era irregular. Nove pessoas ficaram feridas no desabamento. 

Uma vistoria da Defesa Civil feito no local manhã desta quarta-feira (2) já havia confirmado que o acidente ocorreu por motivos estruturais. De acordo com a Defesa Civil, o novo levantamento apontou ainda que não houve nenhuma outra interferência externa, como movimentação do terreno, chuva ou deslocamento de terra. Foi constatado também, que o ocorrido não gerou danos nos imóveis da vizinhança. O proprietário da casa que desabou será notificado para a remoção de entulhos e o fechamento da área do imóvel. A vistoria complementar teve como objetivo reforçar a vistoria realizada na noite de terça, durante a movimentação do resgate, que não foi conclusiva por causa das limitações visuais provocadas pela pouca iluminação. 

O desabamento aconteceu durante um encontro religioso, no fim da tarde de dessa terça-feira (1º). De acordo com o Corpo de Bombeiros, nove pessoas estavam dentro do local e uma delas conseguiu sair para procurar ajuda. As outras oito vítimas tiveram ferimentos e escoriações e foram encaminhadas para os hospitais João XXIII, Risoleta Neves e UPA Norte. Quatro delas já tiveram alta. Foram resgatados também três cachorros, dois vivos e um morto.

Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros Júlio Brant o trabalho de salvamento das vítimas foi difícil, mas todos foram resgatados com vida. "O balanço dos trabalhos é plenamente positivo. Foi uma operação difícil, que envolveu cerca de 40 militares de diversos batalhões. Como foi um acidente complexo e conseguimos tirar todos com vida, ficamos bastante satisfeitos", comenta.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por