Casos suspeitos de zika em Minas dobram em uma semana

Hoje em Dia
23/02/2016 às 18:58.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:33
 (Reprodução)

(Reprodução)

O número de casos notificados de pacientes com zika vírus em Minas Gerais quase dobrou nos últimos sete dias. Na semana passada, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que 166 casos estavam sendo investigados no Estado. O último levantamento divulgado nesta terça-feira (23) aponta que o número saltou para 303.

O balanço revela que 14 mulheres grávidas estão com a doença e as gestações são monitoradas no protocolo de microcefalia. Quatro são moradoras de Coronel Fabriciano, duas de Juiz de Fora e Montes Claros e uma de Belo Horizonte, Ferros, Pingo D’Água, Sete Lagoas, Ubá e Uberlândia. Uma 15ª sofreu aborto espontâneo.

"Essas gestantes serão acompanhadas pelos serviços de referência em pré-Natal de Alto Risco, permitindo assim, o monitoramento oportuno dos casos", informou o órgão.

Outros 180 notificações de bebês com microcefalia estão sendo apurados. Nesta semana, a SES confirmou, ainda, dois casos confirmados de zika no Estado referente a 2015.

Dengue

 A SES não divulgou os casos atualizados de dengue por causa de instabilidade no sistema de consulta. Contudo, até a última terça-feira (16), 62.271 casos prováveis haviam sido notificados. Os óbitos confirmados em decorrência da enfermidade eram oito, em quatro municípios mineiros.

O número de mortes pode ser ainda maior, já nem todos os sete óbitos registrados em Juiz de Fora foram incluídos na lista. A Secretaria de Saúde informou que 31 mortes estão em investigação.

Febre Chikungunya

Em relação a febre chikungunya, 128 casos estão sendo apurados e, até o momento, nenhum caso da doença foi confirmado.

Todas as enfermidades são transmutadas pelo Aedes aegypti. Para combater o mosquito, várias cidades, inclusive Belo Horizonte, decretaram situação de emergência. Além disso, militares das Forças Armadas auxiliam para coibir a proliferação do mosquito.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por