O Cefet-MG abriu nesta segunda-feira (11) as inscrições para as 2.420 vagas dos 52 cursos presenciais do Ensino Técnico e para 1.600 vagas dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio a distância (EPTNM-EaD). As inscrições podem ser feitas aquiEm todos os casos, os cursos são ministrados em nove campi: Araxá, Belo Horizonte, Contagem, Curvelo, Divinópolis, Leopoldina, Nepomuceno, Timóteo e Varginha.

As inscrições para participar do Processo Seletivo do Ensino Técnico 2018 vão até o dia 31 de outubro e deve-se pagar uma taxa de inscrição de R$ 70. Os cursos são totalmente gratuitos e ofertados nas modalidades integrada (Ensino Médio e curso técnico cursado ao mesmo tempo), concomitância externa (faz o Ensino Médio em outra instituição de ensino e cursa o técnico no Cefet) e subsequente (faz o técnico após a conclusão do Ensino Médio). Em cumprimento à Lei 12.711, 50% do total de vagas ofertadas serão destinados ao acesso pelas modalidades do Sistema de Reserva de Vagas (SRV).

A prova, prevista para o dia 3 de dezembro, contará com 60 questões de múltiplas escolhas, sendo 15 de Língua Portuguesa, 15 de Matemática, 6 de Biologia, 6 de Química, 6 de Física, 6 de Geografia e 6 de História. A prova de Língua Portuguesa para os candidatos da modalidade integrada terá ainda questões sobre a obra “Eu e o silêncio do meu pai”, de Caio Riter.

A distância

Os cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio a distância (EPTNM-EaD) disponíveis

são Eletroeletrônica, Meio Ambiente e Informática para Internet em duas modalidades: concomitância externa (Ensino Médio sendo cursado em outra instituição, regularmente matriculado na segunda ou terceira série) e subsequente (candidatos que concluíram o Ensino Médio).

As inscrições para esse processo seletivo vão até 1º de outubro e a taxa de inscrição é de R$ 50. A seleção será feita em fase única, por meio de provas objetivas constituídas de questões de múltiplas escolhas de Matemática e Língua Portuguesa. O exame será realizado no dia 22 de outubro (domingo), das 14h às 17h, nos locais indicados pelos polos.

Isenção

Os interessados que não puderem arcar com o pagamento da taxa de inscrição poderão solicitar a isenção entre os dias 11 e 17 de setembro. O candidato deverá comprovar, cumulativamente, ter cursado integralmente o Ensino Fundamental em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada; ter renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; e preencher a exigência de escolaridade.