Celebrações natalinas em BH levam cultura e entretenimento aos espaços públicos

Hoje em Dia
horizontes@hojeemdia.com.br
18/12/2017 às 06:00.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:17
 (Vinicius Cardoso/Divulgação)

(Vinicius Cardoso/Divulgação)

A magia do Natal vai envolver a capital mineira com uma extensa programação nos equipamentos culturais geridos pelo Governo de Minas. O público terá acesso, por exemplo, a atividades que incluem apresentações de mais de 20 bandas e corais no coreto da Praça da Liberdade, com grupos consagrados como o coral BDMG e a Orquestra Jovem das Gerais.

No Circuito Liberdade, coordenado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), o público poderá contemplar mostras fotográficas no Museu Mineiro e Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG, projeções tridimensionais na fachada do Centro Cultural Banco do Brasil e até um presépio colaborativo feito pelo público em ateliê aberto na Casa Fiat de Cultura.

“A programação de fim de ano do Circuito Liberdade tem atrações gratuitas para toda a família. A exposição ‘120 anos: Primeiros Registros’, no Museu Mineiro, é uma mostra surpreendente sobre Belo Horizonte e uma grande homenagem à capital”, destaca Marcela França, coordenadora geral do Circuito Liberdade.

Cantatas e leituras realizadas por contadores de histórias na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, além de apresentações de orquestras e corais infantojuvenis realizadas pela Copasa, vão incrementar o espírito natalino durante todo o período.

As récitas de “Messias”, realizadas pela Fundação Clóvis Salgado (FCS), são uma oportunidade única de assistir à Cia de Dança Palácio das Artes, à Orquestra Sinfônica e ao Coral Lírico de Minas Gerais juntos, em uma mesma montagem, no Grande Teatro do Palácio das Artes.

Múltipla

A programação especial se estende por toda Belo Horizonte. Quem passeia pela cidade às vésperas dos recessos e férias já pode ver, desde o último 7 de dezembro, as luzes de Natal em homenagem ao 120º aniversário de Belo Horizonte, na Praça da Liberdade.

São mais de 350 mil microlâmpadas LED, projeto conceitual elaborado pela arquiteta Maria Carolina de Assis Quadros, de Divinópolis, vencedora do primeiro concurso de ideias da Cemig, que foi aberto a toda a população.

As luzes de Natal, em uma iniciativa inédita este ano, alcançam outras regiões da capital, como Praça do Cardoso, na Comunidade da Serra e a Praça Amintas de Barros, em Venda Nova. O público poderá conferir a decoração desses locais e da Praça da Liberdade até o dia 6 de janeiro de 2018.Marcelo Sant’Anna/Imprensa- MG / N/A

Aglomerado da Serra recebeu iluminação de Natal neste ano

Em programação extensa na cidade, há atividades diariamente

Além do cenário luminoso natalino no Circuito Liberdade, a programação foi planejada atendendo a todos os públicos, com atividades que merecem destaque. 

O presépio colaborativo feito pelo público em ateliê aberto, com a curadoria do artista plástico Léo Piló, está exibido na Casa Fiat de Cultura. Nesta terceira edição, o projeto foi inspirado nos povos ameríndios: índios brasileiros, Incas, Maias e Astecas – e a flora e fauna do Cerrado. O presépio pode ser visitado diariamente, das 10h às 21h, até o dia 6 de janeiro.

O Museu Mineiro encarta mais de cem obras que ficarão em exibição na Galeria de Exposição Temporária e na Sala da Memória, dentro do casarão, que poderão ser vistas a partir do dia 20 de dezembro.

Teatro

Na Fundação Clóvis Salgado, o grande evento esperado neste fim de ano são as récitas de “Messias”, coreografia baseada no oratório do compositor alemão Haendel, no encerramento da temporada 2017, no Grande Teatro do Palácio das Artes. As apresentações acontecem nos dias 20, 21 e 22 de dezembro, às 20h30. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

A exposição “Alex Flemming de Corpo e Alma” reúne 150 trabalhos do artista paulistano Alex Flemming na Galeria Alberto da Veiga Guignard, do Palácio das Artes, até 25 de fevereiro de 2018. De terça a sábado, das 9h30 às 21h, e domingo, das 16h às 21h.

Copasa

Apresentações do Coral da Copasa, do Coral Infantil Gotas da Canção e da Orquestra Jovem das Gerais também movimentam a cidade neste período de dezembro. 

A próxima apresentação da Orquestra Jovem das Gerais será no coreto da Praça da Liberdade, na “Cantata de Natal no Circuito Liberdade”. O evento acontece hoje, a partir das 19h. No mesmo horário, também ocorre a apresentação do Coral da Copasa.

Biblioteca

A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais realiza eventos de confraternização para toda a família. 

A primeira Cantata de Natal, da Biblioteca Pública, com o Grupo Kerigma, que desde 2001 leva através da arte mensagens de amor, paz e esperança, é o mais aguardado. A cantata acontece na quarta-feira, às 19h.

Outro destaque é a Exposição Natal com Leituras, no setor infantojuvenil. A visitação vai até o dia 30 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por