Celebrações tradicionais da Semana Santa movimentam cidades históricas mineiras

Renato Fonseca
rfonseca@hojeemdia.com.br
23/03/2016 às 19:34.
Atualizado em 16/11/2021 às 02:37
 (Marcelo Prates/Arquivo Hoje em Dia)

(Marcelo Prates/Arquivo Hoje em Dia)

Missas, procissões e encenações bíblicas tomam conta dos quatro cantos das Gerais nos últimos dias. A forte tradição religiosa dos católicos mineiros contará com várias celebrações até o próximo domingo, que simboliza a ressurreição de Cristo para os devotos durante a Semana Santa.

Um dos pontos mais altos no calendário acontece hoje, em Belo Horizonte, com a Missa da Unidade. Cerca de 15 mil fiéis são esperados no evento solene, presidido pelo arcebispo metropolitano da capital, dom Walmor Oliveira de Azevedo. Segundo ele, a Semana Santa é um momento de “grande retiro espiritual” para cada família cristã.

“Nós temos que usufruir desta oportunidade e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária. Convido a todos para participar das celebrações”, afirmou dom Walmor. A missa de logo mais, às 9h, ocorre no ginásio do Mineirinho, na Pampulha.

Na Grande BH, o destaque é o Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté. No último dia das celebrações haverá missa do domingo de Páscoa. O cartão-postal deve ficar lotado de pessoas. No mesmo dia, Ouro Preto, na região Central, também recebe milhares de fiéis.

A cidade histórica fica movimentada desde o início da madrugada devido à centenária tradição da confecção dos tapetes feitos a mão.

Ao longo das ruas de pedra do Centro, moradores e visitantes poderão ver imagens sacras e outros símbolos católicos feitos com serragem tingida, tecidos, flores, borra de café e cal.

Vizinha de Ouro Preto, a também histórica Mariana terá celebrações diárias, sempre às 19h, em diferentes igrejas e capelas da cidade. Na sexta-feira da Paixão, fiéis cobertos por túnicas brancas percorrem as ruas do Centro, à noite, para reviver a “Procissão das Almas”, uma antiga lenda local.

Turismo

Além do momento de reflexão, a celebração da Semana Santa é um dos principais atrativos turísticos de Minas, aponta a Secretaria de Estado de Turismo (Setur). Uma das dicas para quem vier a Belo Horizonte e municípios do entorno é visitar o circuito da Praça da Liberdade e o museu de Inhotim, em Brumadinho.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por