Cemig lança pacote de R$ 122 milhões para reduzir impactos causados pela chuva

Iêva Tatiana - Hoje em Dia*
23/10/2014 às 17:30.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:44
 (Eugênio Moraes/Hoje em Dia)

(Eugênio Moraes/Hoje em Dia)

A implantação de um pacote de melhorias no total de R$ 122 milhões deverá reduzir os episódios de falta de energia elétrica e agilizar os reparos, quando necessários, para os consumidores de Belo Horizonte e região metropolitana durante o período chuvoso deste ano – previsto para começar no próximo mês. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (23), na sede da Cemig.   Apesar de a expectativa ser de volume pluviométrico acima do registrado no ano passado, representantes da companhia afirmaram que a previsão é de que haja “poucos problemas” em 2014.   De acordo com o superintendente de Relacionamento Comercial com Clientes da Cemig, Carlos Augusto Reis de Oliveira, foram feitos investimentos em instalação de equipamentos automatizados, expansão do sistema elétrico (e consequente aumento da disponibilidade de energia), reforma de subestações, linhas e redes, e manutenção preventiva.   “Cinquenta por cento dos clientes que ficam sem energia são reestabelecidos em até duas horas. Nossa expectativa é a de sempre trabalhar para termos tempos cada vez menores”, disse Oliveira.   Racionamento e “apagão” descartados   Sobre os baixos níveis dos principais reservatórios de Minas Gerais, o gerente de Planejamento Energético da Cemig, Marcelo de Deus Melo, confirmou que a situação é crítica, mas amenizou os riscos.    No caso de Três Marias, por exemplo, a situação é a pior já registrada, segundo ele. Atualmente, a represa trabalha com 3,5% de sua capacidade total – índice inferior ao registrado em 2001, ano do “apagão” no Brasil (8,5%).   “Isso não traz problemas em termos de segurança do atendimento energético, porque o Brasil é todo interligado. Quando Três Marias não gera, Itaipu, Furnas e outras estão gerando para ela. O fato de uma usina não estar gerando localmente não nos traz preocupação”, afirmou Melo.   A previsão é de que, nos próximos meses, o cenário comece a mudar, com a formação do chamado escoamento superficial (enxurradas), depois de alguns dias de chuvas constantes. "Uma vez formada a saturação do solo, cinco dias significativos (de chuva) dão uma excelente vazão", disse.   Novidades   Por causa do período chuvoso, quando se tem um aumento significativo das demandas, a empresa desenvolveu uma agência de bolso. São aplicativos para smartphones e tablets, que podem ser baixados para acionar a companhia em caso de falta de luz, débitos e obter informações sobre leitura.   O canal, também apresentado nesta quinta-feira, integra o plano de atendimento durante o período chuvoso.   De acordo com a Cemig, além do aplicativo, os demais canais de atendimento continuam funcionando, são eles: Fale com a Cemig (telefone 116), agência virtual (www.cemig.com.br), serviço de SMS (mensagem via celular) e redes sociais.   ).

Segundo a Cemig, em dias considerados críticos, a empresa está preparada para disparar o seu plano de atendimento e mobilizar até 580 profissionais, entre eletricistas, técnicos e engenheiros.

Baixe os aplicativos para smartphones e tablets com https://play.google.com/store/apps/details?id=com.cemig.agenciadebolso&hl=pt_BR e para https://itunes.apple.com/br/app/agencia-de-bolso-cemig/id878167773?mt=8.   *Com a repórter Thais Oliveira

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