Cenário desolador na Bernardo Monteiro, bairro Santa Efigênia

Danilo Emerich - Do Hoje em Dia
14/02/2013 às 09:09.
Atualizado em 21/11/2021 às 00:59
 (Renato Cobucci)

(Renato Cobucci)

A paisagem da avenida Bernardo Monteiro, entre as avenidas Alfredo Balena e Brasil, no bairro Santa Efigênia, região Leste de Belo Horizonte, começou a mudar de aspecto. Está prevista para terminar nesta quinta-feira (14) a poda das cerca de 50 árvores centenárias do local, da espécie fícus. A retirada total das plantas, infestadas por uma doença ainda sem cura, é questão de tempo.

Por enquanto, apenas os galhos podres estão sendo cortados das árvores nos dois quarteirões. A avenida foi interditada durante o feriado para que funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) fizessem o serviço.

Em agosto do ano passado, conforme o Hoje em Dia mostrou, foi identificada a presença da mosca-branca. Agora, a contaminação atingiu todos os exemplares no local. O inseto suga a seiva das árvores e provoca queda das folhas, deixando-as com um aspecto de mortas. Um tipo de fungo também está contribuindo para apodrecer e secar os galhos dos fícus.

A doença das plantas já motivou até o cancelamento da Feira das Flores e da Feira Tom Jobim, realizadas no local, devido ao risco de quedas. A prefeitura não informou quando as árvores serão totalmente cortadas e informou que os técnicos da SMMA monitoram os fícus para prevenir prejuízos.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por