Centro-Oeste de Minas recebe rede do Samu para atender 1,2 milhão de pessoas

Hoje em Dia
horizontes@hojeemdia.com.br
07/06/2017 às 06:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:57
 (Veronica Manevy/Imprensa MG)

(Veronica Manevy/Imprensa MG)

A rede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas Gerais. A implantação do serviço, inaugurado ontem, atenderá 1,2 milhão de pessoas, distribuídas por 54 municípios.

Ao todo, o governo do Estado investiu R$ 7 milhões no convênio de implantação e R$ 3,9 milhões na compra de 31 ambulâncias para composição da frota que irá atender à Região Ampliada de Saúde (RAS) Oeste.

O Samu funcionará com 25 bases descentralizadas e, entre as unidades móveis de socorro, estão sete do tipo Unidades de Suporte Avançado (USAs) e 24 Unidades de Suporte Básico (USBs), doadas pelo Governo de Minas ao Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-URG). Dessa forma, o tempo de resposta e o atendimento à população passam a ser mais ágeis e eficientes.

A Central de Regulação das Urgências do Samu ficará em Divinópolis e contará com médicos reguladores, telefonistas auxiliares de regulação médica, rádio-operadores, apoio administrativo e profissionais especializados como farmacêutico

Para atendimento 24 horas, serão 351 profissionais no Samu Oeste, sendo 71 médicos, 49 enfermeiros, 108 técnicos em enfermagem, além de condutores dos veículos, farmacêuticos e trabalhadores administrativos.

“O primeiro passo para a implantação do Samu foi dado com a fundação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste, que é responsável por desenvolver, junto com as cidades afiliadas, ações de serviço de saúde por meio do SUS. Mesmo com as dificuldades encontradas em Minas e em todo país, no Estado, o CIS-URG contou com repasses e doação de ambulâncias feitos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), para que o Samu se tornasse uma realidade”, reconhece o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da região ampliada Oeste CIS-URG e prefeito de Luz, Ailton Duarte.

Modelo

Para o secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, a região é hoje um modelo, mas a intenção é que todo o Estado seja contemplado com a instalação do Samu e com a entrega de novas ambulâncias. “Mesmo com as dificuldades que a gente vive em Minas, conseguimos ampliar o atendimento do Samu para esta regional”, reforçou.

O governador Fernando Pimentel destacou a necessidade de se investir em setores estratégicos para economia do Estado, mesmo diante do atual cenário de crise.

“O mineiro conhece cedo a palavra trabalho. Para enfrentar as dificuldades, as adversidades, essa crise terrível que se abateu sobre o Brasil. E o resultado está aqui, é um dos muitos que a gente pode celebrar em Minas”, afirmou o governador, destacando que a ideia é que o Samu chegue a 100% dos municípios mineiros até o fim de 2018. “Estamos caminhando para o final da nossa meta, isso só se consegue com o trabalho”, completou.

Projeto

O governador lembrou da idealização do Samu enquanto secretário municipal de Fazenda na Prefeitura de Belo Horizonte e homenageou os socorristas.

“Em 1993, nós implantamos na capital o primeiro sistema de urgência e emergência, que naquele tempo chamava Resgate. Sem o trabalho dedicado, valoroso de vocês, socorristas, com certeza esse sucesso do Samu não existiria”, afirmou Fernando Pimentel

Fernando Pimentel reconheceu esforços, em diferentes esferas políticas para que ações como esta se tornem realidade. “É justo que a gente agradeça, independentemente de partido político, a todos aqueles que trabalharam para que, hoje, a gente chegasse aqui e colocasse o Samu em funcionamento”, ressaltou.

Estrutura

Com o início das atividades do Samu Oeste, e considerando os doze Samus municipais e os cinco Samus regionais, 540 dos 853 municípios mineiros passam a ter acesso ao serviço, o equivalente a 63,3% de cobertura, atendendo cerca de 15,1 milhões dos 20,7 milhões habitantes do Estado perfazendo 72,4% de cobertura populacional. 

O Samu 192 Regional está em funcionamento em cinco regiões ampliadas de saúde – Norte, Nordeste/Jequitinhonha, Centro Sul, Sudeste e Sul.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por