Bloco Trema na Linguiça arrasta multidão pelas ruas no primeiro dia oficial de Carnaval em BH

Ricardo Rodrigues - Hoje em Dia
31/01/2015 às 18:00.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:51
 (FREDERICO HAIKAL/HOJE EM DIA)

(FREDERICO HAIKAL/HOJE EM DIA)

No primeiro dos 23 dias de folia previstos em Belo Horizonte, o bloco Trema na Linguiça arrastou pelo menos dois mil foliões pelas ruas da Savassi, segundo a Polícia Militar. Nem o calor de 33 graus e nem a ameaça de falta d’água esmoreceu o ânimo dos foliões, que prometem o melhor carnaval de todos os tempos na capital mineira.

A irreverência é marca registrada do bloco, que faz seu oitavo carnaval na cidade. Um folião com estandarte nas mãos convoca: “economize água, tome banho comigo”. Vestida de preto, a cigana Sara garante que “manda buscar seu amor, mas não entrega”.

Confira a galeria de imagens:

O embalo da bateria formada por 40 ritmistas é promessa de brincar até o sol raiar. Segundo a bióloga e professora Luciana Barreto Nascimento, que desfila desde 2007 no Trema, os blocos são responsáveis pelo renascimento do carnaval de rua da capital. Vestida de sushiwoman, ela diz que a folia nas ruas de BH se consolidou. “Já está marcado. Este ano será melhor do que 2014".

“A expectativa é de que o carnaval melhore mais ainda. O ano passado foi bombado. Este ano tem caravanas vindo para BH. A prefeitura vai passar algum aperto (com a multidão nas ruas), mas a festa será maravilhosa”, diz o rei Momo Júlio Millan, de 44 anos.

A rainha do Carnaval de Belo Horizonte, Graziele Lizania, aposta em mais sucesso do que em 2014. “Os blocos estão bem amparados pela prefeitura”. Quanto ao risco de faltar água na cidade, com a previsão de milhares de turistas, ela minimiza: “é só todo mundo agir com consciência”.

Marchinhas de outrora, como “Mamãe, eu quero” e “Se a canoa não virar”, eram cantadas a plenos pulmões. A cantoria só era menor na hora de cantar o enredo, pois a maioria não tinha a “cola” do “Samba do Trema 2015”, que diz: “O meu coração bate com surdo e tamborim/ É o meu castigo ter você longe de mim? Nosso caso de amor mais uma vez vai desfilar / Vem festejar”.

O bloco desfilou pelas avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo, seguindo para o bairro São Pedro, onde tudo começou, em 2007.

Formado por sócios do Mackenzie Esporte Clube, moradores dos bairros São Pedro, Santo Antônio e região, o bloco Trema na Linguiça valoriza nomes do samba de Minas e tem como puxador oficial Fabinho do Terreiro. O convidado especial deste ano foi a cantora Aline Calixto, que no fim do dia interpretou canções de grandes nomes do samba, no estacionamento anexo à Krug Bier, cervejeira oficial do evento.

Apesar de ser na zona Sul, foliões jogaram latas, copos de plástico, papéis de picolés e outros resíduos no chão. O rastro de sujeira foi a nota dissonante do primeiro dia do Reinado de Momo.  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por