Furto de cabos dos semáforos de BH triplica e causa prejuízos de R$ 77 mil

Raul Mariano
rmariano@hojeemdia.com.br
21/06/2017 às 20:27.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:11
 (Lucas Prates)

(Lucas Prates)

A onda de furtos de cabos de cobre utilizados nos semáforos da capital mineira tem trazido prejuízos não só ao trânsito, mas também aos cofres públicos municipais. De acordo com a BHTrans, foram 87 ocorrências do tipo no período de 1º de janeiro até ontem na cidade. O número é o triplo do registrado no primeiro semestre de 2016, quando houve 29 casos. 

Cerca de de 3.600 metros dessa fiação foram levados por infratores nos cinco primeiros meses de 2017. O total já é praticamente o mesmo de todo o ano passado, quando 3.640 metros do material foram furtados dos semáforos da cidade.

O custo do vandalismo não é nada barato. Somente neste ano, até 18 de junho, a BHTrans já contabilizou um prejuízo de mais de R$ 77 mil com os furtos e a depredação de sinais de trânsito. Segundo a autarquia, os principais focos do problema estão nos bairros Calafate (Oeste), no Centro (perto da rodoviária) e nas avenidas Tereza Cristina, Antônio Carlos e Pedro II, próximo ao Complexo da Lagoinha.

Transtorno

Com os aparelhos desligados, o fluxo de veículos em determinados pontos tem ficado ainda mais confuso nos horários de pico. Na avenida Silva Lobo, em frente à Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Vila Calafate, na região Oeste, um semáforo chegou a ter os cabos de cobre furtados quatro vezes em menos de duas semanas. 

“Muitos alunos utilizam a faixa de pedestres para atravessar a via, o que é impossível quando o sinal não está funcionando. Para piorar, os assaltos nessas redondezas também são muito comuns”, explica a coordenadora da escola, Ana Maria Rodrigues. 

Helvécio Teixeira, funcionário de uma concessionária em frente ao mesmo ponto, disse que a situação se repete devido à ausência de fiscalização. “No decorrer do dia a situação se torna um caos. Hoje (ontem), um idoso que passava pela rua foi quem parou para tentar coordenar o trânsito”. Veja o vídeo do momento:

No cruzamento das avenidas Nossa Senhora de Fátima e Tereza Cristina, no bairro Prado, também na zona Oeste, o problema se repete. As freadas de motoristas que se deparam de repente com outros carros são comuns. Segundo a BHTrans, os cabos dos semáforos foram furtados. Os equipamentos passaram por manutenção e dependem apenas do restabelecimento de energia para voltarem a funcionar.

Patrulhamento

De acordo com a PM, todas as demandas sobre qualquer tipo de furto são geoprocessadas pela corporação, que aumenta o patrulhamento em determinadas regiões. A partir de então, a polícia investigatória assume as demandas para que os infratores sejam presos. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por