O Mineirão, também conhecido como o Gigante da Pampulha, vai sediar nesta quinta-feira (28), pela primeira vez na história, cerimônias de casamentos LGBT em um estádio de futebol. A ação faz parte das comemorações do Dia Internacional do Orgulho LGBT. 

No gramado, se unirão um casal formado por dois homens, outro formado por duas mulheres e um casal transafetivo, formado por uma mulher trans e um homem, todos apaixonados por futebol. As cerimônias acontecerão a partir das 16h, e, depois, o estádio oferecerá uma festa para os casais e seus convidados na zona mista.

De acordo com a assessoria do Mineirão, os casais foram escolhidos após uma parceria firmada com a Sedpac, que publicou no Facebook uma chamada para quem quisesse participar da seleção. Os candidatos tiveram que apresentar os documentos necessários para o casamento no cartório.

Pioneirismo em diversidade

Esta não é a primeira vez que o Mineirão realiza ações para apoiar o Dia do Orgulho LGBT. No ano passado, a fachada do estádio foi iluminada com as cores da bandeira do movimento, e, neste ano, os belo-horizontinos também verão a iluminação. Outra ação de destaque foi a partida jogada pelo time gay Bharbixas no gramado do estágio, que transformou o Gigante da Pampulha no primeiro estádio de futebol a receber esse evento no Brasil.