O primeiro dia de outono traz consigo as temperaturas amenas para Belo Horizonte e Região Metropolitana. A estação, que se iniciou exatamente às 7h29 desta segunda-feira (20), começa com a máxima de 25ºC - uma queda considerável no calor, já que os termômetros atingiram os 30ºC quase todos os dias da última semana. 

O céu estará bastante nublado e o tempo é instável em todo o Estado. Devem haver pancadas de chuva em boa parte de Minas Gerais em decorrência da passagem de uma frente fria pelo litoral do sudeste, informa o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

A temperatura mínima esperada para hoje é de 17ºC. A umidade relativa do ar será de 60% à tarde, conforme a Defesa Civil da capital. No outono, a atmosfera se torna mais seca e a umidade pode ficar abaixo de 30% em alguns dias de maio e junho.

Segundo a previsão do Inmet, as pancadas de chuva devem durar somente até amanhã (21), mas as temperaturas seguirão mais baixas. 

Temperaturas médias

De acordo com o meteorologista da Cemig, Arthur Chaves, neste ano não haverá influência dos fenômenos atmosféricos El Niño e La Niña ao longo de todo o outono. Isso favorece a ocorrência de temperaturas próximas da média. 

As exceções são o Norte e o Noroeste do estado, em que os termômetros podem ultrapassar o valor previsto, e o Sul e os vales do Jequitinhonha e Mucuri, em que as temperaturas ficarão ligeiramente menores, diz o meteorologista. 

"Nas demais regiões, as temperaturas ficarão mais próximas da média. Entretanto, isso não exclui a possibilidade de que em alguns dias os valores fiquem acima ou abaixo dos esperados", destaca. 

Leia mais
Tempo de prevenir: entrada do outono exige cuidado com as vias aéreas