Parque das Mangabeiras volta a receber visitantes; veja quais áreas estão liberadas

Malú Damázio
mdamazio@hojeemdia.com.br
20/06/2017 às 12:53.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:10
 (Lucas Prates/Hoje em Dia)

(Lucas Prates/Hoje em Dia)

Boa notícia para os praticantes de esportes, turistas e amantes da natureza: o Parque das Mangabeiras, uma das principais áreas verdes urbanas da capital mineira, foi reaberto para o público nesta terça-feira (20). Fechado desde fevereiro devido ao surto de febre amarela no estado, para evitar risco de contaminação dos usuários por animais silvestres, o local agora já pode voltar a ser frequentado. 
 
O parque ficará aberto de terça à domingo, no horário de visitação regular, das 8h às 17h. A retomada das atividades, no entanto, ainda é parcial. Os visitantes podem aproveitar o Roteiro do Sol, que inclui a Praça da Água, a principal do parque, a Praça dos Esportes, onde estão as quadras e as pistas de skate, as Ilhas do Passatempo e a Ciranda de Brinquedos, espaços destinados aos pequenos. 
 

 O publicitário Bruno Pacheco, de 40 anos, que trabalha próximo à área verde, aproveitou a reabertura para voltar a andar de skate - atividade que pratica desde a adolescência. “Acho excelente voltar a funcionar, várias pessoas usam o parque para diversas situações: para caminhar, trazer a família, andar de skate, e muita gente já estava ansiosa para que ele fosse reaberto”, conta. 
 
As pistas de skate e os locais de uso público intensivo já passaram por limpeza e pequenas intervenções estruturais durante o período em que ficaram fechados, como conta o presidente da Fundação de Parques Municipais (FPM), Sérgio Augusto Domingues. Uma dezena de caminhões com resíduos foi removida. “O parque tinha lixo espalhado por trilhas, pela mata, nessa área de uso público. Fizemos um pente fino na retirada do lixo, um mutirão de limpeza, capina, roçada e pequenos reparos de infraestrutura usando pouco dinheiro”, diz Sérgio. 
 
As trilhas porém, permanecem fechadas porque os animais silvestres perderam o contato com os visitantes e recuaram para as matas. “Para que essa aproximação entre o público e os animais silvestres se dê com segurança vamos fazê-la com cuidado e gradualmente. Também precisamos arrumar os banheiros que estão lá, readequar as trilhas e isso ainda vai levar algum tempo, mas faremos enquanto ele está aberto”, explica o representante da FPM. Apesar de não haver previsão para que a desinterdição do Roteiro da Mata ocorra, Sérgio diz que o espaço será liberado “o mais rápido possível”. 
 
Retomada
 
Bruno Vargas, 24 anos, e Mayara Leal, de 21, deram sorte na visita à capital mineira. A dupla veio do Rio Grande do Sul para conhecer Belo Horizonte e descobriu nesta manhã que o Parque das Mangabeiras seria reaberto. “Nós já tínhamos ouvido falar muito bem do parque e viemos conhecer. É fantástico, muito bonito!”, conta o rapaz. 
 
A reabertura é positiva também para o comércio local: a vendedora de lanches e permissionária do parque há 16 anos, Maria Cândida Moreira Pugedo, de 62, comemora a retomada das vendas. “Estava esperando com muita ansiedade porque toda minha renda vem da barraquinha. Fechou de repente e a gente contando os dias para começar a trabalhar de novo e pagar as contas”, relata.
 
Febre amarela
 
Segundo o presidente da FPM, agora não há mais risco de contaminação por febre amarela, mas os frequentadores devem ser vacinados. “Nós recebemos uma nota técnica da Secretaria Municipal de Saúde retirando a interdição por conta da febre amarela, então está tudo ok. Mas é importante que todas as pessoas que desejam visitar os parques e áreas de conservação estejam imunizadas, isso é uma obrigação”, explica.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por