PBH autoriza contratação de vigias para todas as escolas municipais da capital

Malú Damázio
mdamazio@hojeemdia.com.br
26/04/2017 às 20:09.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:18

Todas as escolas municipais de Belo Horizonte estão autorizadas a contratar vigilantes para garantir a segurança do local a partir desta quinta-feira (27). A prefeitura decidiu que, além das 50 instituições de ensino que já tinham a admissão desses funcionários aprovada, as demais escolas do município também poderão solicitar individualmente a presença de vigias. A previsão é que os profissionais estejam atuando no meio do ano. 

Os gestores também poderão solicitar à Secretaria Municipal de Educação (Smed) a revisão dos equipamentos de segurança da escola. Atualmente, todos os centros de ensino de administração municipal têm sistema eletrônico de vigilância. Unidades mais ameaçadas também terão ronda e patrulha da Guarda Municipal nos fins de semana e feriados. 

Conforme a PBH, a demanda será feita à Smed pelos diretores das instituições que julgarem ser necessária a presença de vigias para aumentar a segurança ou que identificarem falhas no atual sistema eletrônico. Ainda não foi estabelecido limite de quantos funcionários podem ser contratados por escolas. Para que a medida seja possível, será feita uma readequação dos recursos financeiros destinados à pasta.

Após uma série de assaltos e invasões nas Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) em março, a importância de vigilantes nas escolas da capital mineira veio à tona. Em reportagem publicada anteriormente, o Hoje em Dia mostrou que o número de arrombamentos nas creches cresceu 123% de 2015 para 2016. Foram 49 arrombamentos somente no ano passado. 

Segundo a administração municipal, as 50 escolas que haviam sido autorizadas a admitir vigias já estão com contratos em processo de finalização ou acertados. 

Rede de proteção

Além das medidas autorizadas pelo município, a Guarda Municipal e a Smed também criarão uma rede de proteção no entorno das instituições. A Rede de Proteção da Escola funcionará de forma similar à rede de vizinhos protegidos: os moradores do local que identificarem movimentações suspeitas nas escolas poderão acionar diretamente a Guarda Municipal para vistoria imediata. 

Os diretores das escolas municipais foram instruídos nesta quarta-feira (26) a conversar com a vizinhança sobre a rede e a parceria. A Guarda Municipal também fará visitas às instituições que solicitarem a presença para analisar o nível de vulnerabilidade física do edifício. 

A Guarda verificará o sistema eletrônico já instalado e verá se há algum ponto em que é necessária uma intervenção, como colocação de grade, reparos estruturais ou mudança do posicionamento dos sensores de presença. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por