Com a chegada da Semana Santa, muitas pessoas aproveitam o feriado para planejar viagens, seja para rever a família ou descansar. No entanto, antes de colocar os pés na estrada é preciso verificar as condições do veículo e evitar eventuais problemas que possam ocorrer. A prudência no trânsito e a preparação do motorista para dirigir por períodos longos também são essenciais. Veja algumas dicas para garantir uma viagem tranquila no feriado: 

1) Leve o carro para a revisão

Revisar o carro é essencial para garantir uma viagem segura, sem imprevistos. Leve o veículo a uma oficina para checar os níveis de água e óleo, o estado dos pneus, o funcionamento dos freios, dos faróis e da suspensão. Verifique também o circuito elétrico, como as luzes de freios, piscas, lanterna, faróis, painel. Não se esqueça de encher o tanque de combustível e levar os documentos do carro e a habilitação. 

2) Cinto de segurança sempre

Mesmo com todas precauções tomadas com o veículo, nenhum motorista está livre de acidentes. Por isso, é importante garantir que os passageiros do carro estejam utilizando cinto de segurança. Ele é obrigatório para todas as pessoas e pode ajudar a salvar vidas. 

3) Respeite os limites de velocidade

Uma ultrapassagem perigosa ou uma curva feita em alta velocidade podem custar muito mais do que somente a viagem. Por mais que a pressa de chegar ao destino seja grande, manter a prudência na direção e respeitar os níveis de velocidade estipulados na estrada são essenciais para um passeio seguro. 

4) Dirija com segurança

Evite freadas bruscas e mantenha uma distância segura do carro da frente para garantir que as chances de acidentes sejam menores. Use avisos de luz e mantenha os faróis acesos em toda a estrada, mesmo de dia: a medida voltou a ser obrigatória desde o fim de 2016. Não jogue lixo pela janela. Os resíduos dispensados por você podem assustar ou atrapalhar a visão de outro motorista e causar acidentes. 

5) Alimente-se bem

Antes de viajar é preciso pensar nas refeições, especialmente a do motorista. Dê preferência a alimentos leves, que não irão causar sono e imprevistos durante a viagem. Opte também por receitas já conhecidas para evitar surpresas e mal estar. 

6) Descanse

Dirigir com sono pode ser tão perigoso quanto dirigir alcoolizado. Por isso, durma bem e tenha uma boa noite de sono antes de pegar a estrada. Caso ocorra algum imprevisto e o cansaço seja forte, pare o carro e dê um tempo.

Fonte: Leandro Ferraz, gerente de Negócios de Frota da ValeCard