Uma das mais tradicionais escolas da capital, o Colégio Sagrado Coração de Maria, no bairro Serra, região Centro-Sul, inicia neste mês os preparativos para comemorar os 90 anos da unidade em Belo Horizonte, celebrados em 21 de janeiro do ano que vem. A primeira atividade será um passeio pela Serra da Piedade, em Caeté, na Grande BH, no próximo dia 28. A expectativa é a de reunir em torno de mil pessoas, incluindo alunos, familiares, professores e colaboradores.

Para o diretor-geral, Fernando França Monteiro de Barros, as nove décadas de história demonstram a importância que o Sagrado Coração de Maria tem para a capital, que em dezembro chega aos 120 anos. “É uma escola que faz parte de Belo Horizonte, com uma educação voltada para os valores éticos, a formação cidadã e o desenvolvimento humano. Como consequência, temos a excelência acadêmica e os nossos alunos passam nas principais universidades”, afirma Fernando Barros.

Ainda como parte das comemorações, a administração da escola está reunindo equipamentos e imagens para construir um museu. Ex-alunos também serão procurados. Uma delas é a artista plástica Yara Tupynambá.

“É uma escola que faz parte de BH, com uma educação voltada para os valores éticos, a formação cidadã e o desenvolvimento humano” (Fernando Barros, diretor-geral do colégio)

Colégio Sagrado Coração de Maria
“Temos excelência acadêmica e nossos alunos passam nas principais universidades”, diz Fernando Barros

História

O colégio funcionou por muito tempo como internato apenas para meninas. A partir de 1969, os garotos também começaram a ser aceitos. Atualmente, a escola tem capacidade para 980 estudantes e há 900 alunos matriculados. A instituição faz parte da Rede Sagrado, que agrega mais quatro escolas no Brasil. A mais antiga fica em Ubá, na Zona da Mata. Há ainda outras unidades no Rio de Janeiro, Vitória e Brasília.

A escola foi fundada 1849 no Sul da França. Atualmente, a rede está presente em outros países das Américas, como EUA, Colômbia e México. Há unidades também na África (Moçambique, Zâmbia e Zimbabwe), Ásia (Timor Leste) e Europa (Escócia, França, Inglaterra, Irlanda, Itália, País de Gales e Portugal). Em muitos deles, inclusive, os alunos do Sagrado Coração podem fazer intercâmbio.

“Estamos trabalhando a internacionalização da rede, promovendo intercâmbio. Atualmente, temos intercâmbio na Colômbia, Nova Iorque e Londres. Podem participar alunos a partir de 15 anos, e eles ficam em casas de família”, afirma Fernando Barros.

Serviço: Colégio Sagrado Coração de Maria

Endereço: Rua Professor Estevão Pinto, 400 – Serra

Telefone: (31) 2105-0880

Site: redesagradobh.com.br