Belo Horizonte está prestes a receber mais um aplicativo que promete facilitar e otimizar a vida dos usuários do transporte público. Com a base de dados atualizada em tempo real a partir dos dados oficiais da BHTrans, o Trafi será lançado oficialmente na próxima segunda-feira (25). Além disso, o app trabalha com atualização dos usuários, transformando-se, também, em uma comunidade onde os usuários podem trocar informações, itinerários e tirar dúvidas sobre como chegar de um ponto a outro da cidade.

"Nosso foco é ser o aplicativo mais preciso do mercado e por isso temos  uma expansão controlada. Estamos no Rio e em São paulo desde 2014 e agora estamos expandindo para outras cidades. Como os algoritmos usam muito machine learning precisamos de um tempo para desenvolver. A gente foca muito na cidade para ser precisos, esse é o diferencial. Trabalhamos com informações oficiais e dos usuários e com isso conseguimos extrair o melhor", explicou Herlan Antunes, country manager da Trafi em conversa com o Hoje em Dia.

Recentemente o Trafi foi homologado como aplicativo oficial do Rio de Janeiro, que recebe em agosto os Jogos Olímpicos. Os usuários poderão conferir, em tempo real, no app os horários e trajetos de ônibus, BRT, VLT, trens, metrô, vans, barcas e teleféricos, além das rotas olímpicas e dos serviços especiais exclusivos para quem tiver o Cartão RioCard dos Jogos.

Em Belo Horizonte a ferramenta vai unir além das linhas de ônibus e do Move, as bicicletas compartilhadas que estão disponíveis em diversos pontos da cidade para que o usuário possa contribuir seu itinerário de forma personalizada. "Ele consegue entender o tráfico de veículos e sugerira rota mais rápida. Pode-se escolher, também, pela quantidade de caminhada, o número de troca de linhas e fazer a estimativa baseado na preferência do usuário", disse Herlan. Além de BH, o Trafi já começou a trabalhar sua implantação em Contagem e estuda expandir para outras capitais do Brasil.
 

Trafi

Aplicativo mostra linhas mais próximas através de geolocalização e também notícias sobre esquemas especiais de transporte na cidade

Totalmente gratuito, o app ainda permite que o usuário tenha acesso às diversas linhas da cidade de forma offline, ou seja, sem a necessidade de conexão com a internet, transformando-o também em um guia de bolso. Em São Paulo, onde a ferramenta já atua há mais tempo é possível visualizar informações diretamente em um mapa. Além de ajudar aos usuários que estão na rua e precisam de informações precisas sobre como se deslocar, o Trafi possui também uma versão desktop, que pode ser utilizada, assim como no smartphone, para se planejar uma viagem.

"A gente trabalha junto com a base de busca do Foursquare e conseguimos cobrir os principais pontos de interesse, como restaurantes e afins. No Rio isso tem feito uma grande diferença, já que a dinâmica de alteração das linhas e pontos de ônibus está muito grande", explicou Antunes.

De uma brincadeira a líder de mercado

O Trafi foi fundado  na Lituânia, ex-república soviética no leste da Europa, como uma startup de ex-alunos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês). Atualmente tem cerca de 1 milhão de usuários ativos e é líder de mercado na Turquia, por exemplo, e em outros países europeus. O foco da empresa, atualmente, é expandir para países em desenvolvimento e na Índia, por exemplo, recrutaram um grupo de estudantes para mapear uma cidade, já que não havia oficialmente pontos de ônibus, sendo o app responsável, através de geolocalização, "organizar" o sistema de transporte local.

Atualmente o Trafi está disponível nas lojas de aplicativos para IOS e Android, além de uma versão desktop.

Assim como outros aplicativos que trabalham de forma colaborativa, como por exemplo o Waze, o app promete entregar informações bastante precisas e atualizadas sobre as condições de trânsito para facilitar a vida de quem precisa se deslocar pela cidade, tudo isso graças a algoritmos de última geração. O app ostenta um avançado sistema de ‘machine learning’, que vai se modificando conforme histórico do passageiro, reports de usuários e frequência de atrasos dos ônibus. Outra funcionalidade exclusiva do TRAFI é o feed de notícias, onde o usuário pode dar sua contribuição através de comentários, compartilhar informações e se atualizar em tempo real sobre o estado do trânsito na cidade.

Leia mais

Aplicativos auxiliam motoristas e usuários de transporte público em Belo Horizonte