Começa a temporada de ipês; BH possui nove espécies com cores diferentes

Liziane Lopes*
llopes@hojeemdia.com.br
12/07/2018 às 15:40.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:22
 (Rodrigo Clemente/PBH)

(Rodrigo Clemente/PBH)

Belo Horizonte tem mais de 27 mil unidades de ipês espalhadas pelas cidade. A floração começa entre o outono e o inverno e já é possível ver algumas espécies colorindo a capital. Os mais comuns são os de coloração rosa, mas existem nove tipos diferentes distribuídos nas regiões Leste, Oeste, Noroeste, Centro-sul e Pampulha. São eles: rosa (9.665 unidades), tabaco (6.034), amarelo (2.807), roxo (2.612), mirim (2.475), branco (2.446), sete folhas (901), do cerrado (140) e verde (20).  Toda essa variedade foi identificada pelo Inventário das Árvores de Belo Horizonte, que está sendo realizado pela PBH, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

As floradas costumam durar uma semana, em média, e variam de acordo com a umidade do ar. De acordo com o arquiteto e urbanista da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Júlio De Marco, os ipês nas cores rosa e roxo florescem primeiro. “Em junho, vários ipês roxo e rosa já floriram. A partir de agosto é esperada a temporada de floração dos ipês amarelos”, afirma.

Este ano, a variação nas condições climáticas fez com que os ipês rosa não florissem todos juntos, segundo Júlio De Marco. “Já tivemos a floração de vários ipês e alguns deles ainda estão florescendo. Mas, como não tivemos uma sequência de dias de frio intenso, como no ano passado, os ipês não floriram com a mesma uniformidade, quando as árvores coloriram Belo Horizonte de rosa e roxo por algumas semanas”, explicou Júlio. 

* Fonte: PBH

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por