Começa ​segunda etapa da vacinação contra febre aftosa em Minas

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
01/11/2017 às 20:36.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:30
 (IMA/Divulgação)

(IMA/Divulgação)

Até 30 de novembro, os produtores rurais poderão vacinar bovinos e bubalinos de sua propriedade, com idade de zero a 24 meses, na segunda etapa da campanha contra a febre aftosa em Minas Gerais. 

A vacinação é obrigatória e é a única forma de proteger os animais contra a doença. Por causa dela, o Estado mantém o status de área livre de febre aftosa junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o que tem viabilizado as exportações de animais e produtos de Minas para o mercado internacional.

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) estima que deverão ser vacinados, nesta etapa, cerca de 9,5 milhões de bovinos e bubalinos em todo o estado.

Além de vacinar o rebanho, os produtores devem obrigatoriamente declarar ao IMA a vacinação dos animais. Caso não faça essa declaração ao instituto, o produtor estará sujeito a multa de R$ 16,25 por animal. Caso não vacine, também háverá multa de R$ 81,28 por animal.

O IMA estabeleceu que, a partir deste ano, só poderão fazer a declaração de vacinação presencialmente em uma unidade do IMA os produtores que sejam proprietários de até 149 animais. Os demais, com plantel igual ou superior a 150, deverão declarar a vacinação exclusivamente por meio do site do IMA

Para isso, devem usar seu CPF e ter em mãos o número da nota fiscal de compra das vacinas, que será a senha de acesso ao ambiente da declaração no site.

A partir desta segunda, o produtor também terá que declarar o tipo de estabelecimento de criação - pecuária de leite, corte ou rebanho misto - e informar se utiliza 'estação de monta', que é a reprodução limitada a determinada época do ano para otimizar o manejo da fazenda, resultando na concentração de nascimentos de bezerros.

O produtor deverá também informar a população de outras espécies da propriedade, tais como ovinos, caprinos e suínos, discriminando a faixa etária e sexo dos exemplares. A medida busca detalhar o perfil das fazendas com informações que irão subsidiar o IMA na adoção de medidas que auxiliem os produtores para a manutenção da sanidade dos rebanhos.  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por