Estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares podem se inscrever na 14ª edição do Concurso Histórico Literário Caminhos do Mercosul, uma competição entre jovens dos países integrantes do Mercosul. As inscrições devem ser feitas até 2 de julho e os autores dos três melhores trabalhos serão premiados com uma viagem acadêmica e cultural à Argentina.

Para concorrer, o estudante deve escolher um dos subtemas apresentados e elaborar um trabalho original em algum dos seguintes formatos: investigação histórica, monografia, ensaio ou texto literário (narração, contos curtos). Veja aqui o regulamento.

Neste ano, a organização escolheu o tema “100 anos da Reforma Universitária: o movimento que transformou a educação universitária na América Latina”. Haverá o desenvolvimento de subtemas relacionados a movimentos estudantis surgidos a partir da reforma de 1918, atuação de líderes estudantis na América Latina, alcance e influências do movimento estudantil nas universidades argentinas e latino-americanas, e compromisso da universidade na América Latina em defesa da democracia.

A comissão julgadora avaliará, entre outros pontos, pertinência ao tema, criatividade do trabalho, desenvolvimento das ideias e correção ortográfica e gramatical.

A competição é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul e tem como objetivo fortalecer a identidade dos jovens dos países-membros, ampliando os conhecimentos, desenvolvendo a integração regional, respeitando e promovendo a diversidade cultural e a cultura de paz entre os povos.

Quem pode participar?

Além de estar devidamente matriculados no ensino médio de escolas públicas ou privadas, os estudantes também devem ter nascido, exclusivamente, entre os anos de 2001 e 2002. É necessário ter boa atuação escolar, avaliada pela frequência, conduta e rendimento, e capacidade para conviver com jovens de diferentes culturas e crenças religiosas.

Os interessados na disputa devem reunir todos os documentos exigidos digitalizados, em formato PDF, preencher o formulário de inscrição com as informações requeridas e enviar, preferencialmente por mensagem eletrônica. No assunto da mensagem, o aluno deve escrever apenas o texto “Inscrição Concurso Caminhos do Mercosul 2018 – pseudônimo”.