Consulado da Índia doa remédios para vítimas de tragédia em Mariana

Da Redação
horizontes@hojeemdia.com.br
28/03/2016 às 12:06.
Atualizado em 16/11/2021 às 02:40
 (Lucas Prates/Hoje em Dia)

(Lucas Prates/Hoje em Dia)

O Consulado da Índia em Minas Gerais fará na tarde desta segunda-feira (28) a doação de remédios para ajudar as vítimas do rompimento da barragem Fundão, em Mariana, região Central de Minas. O desastre é considerado o maior já ocorrido no Brasil.

O ato de solidariedade vai acontecer às 15 horas, durante uma mesa redonda da Ação Humanitária da Índia. O evento será realizado no Sesi de Mariana. Conforme a prefeitura da cidade, políticos e personalidades vão participar do evento e receber comendas.

Tragédia

A barragem Fundão, da Samarco, se rompeu no dia 5 de novembro de 2015. O vazamento provocou uma "tsunami" de rejeitos de minério, devastou vilarejos, matou 19 pessoas.

O colapso da barragem gerou uma onda de lama que percorreu 55 km do Rio Gualaxo do Norte até atingir o Rio do Carmo, no qual percorreu mais 22 km, e chegar ao Rio Doce, no qual viajou mais algumas centenas de quilômetros até chegar ao mar, 16 dias depois, no norte do Espírito Santo.

No total, segundo o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), 663 km de rios foram diretamente impactados. No trajeto, aproximadamente 40 bilhões de litros de rejeitos de minério matou várias espécies de peixes.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por